Mais da metade dos alunos aderem ao PLE e aulas remotas começam nesta terça-feira

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 08h26
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h48

aluno usando celular sigaaComeçam nesta terça-feira (15), as aulas remotas do Período Letivo Emergencial da Unifesspa (PLE) da Unifesspa. Criado em caráter excepcional durante o período de pandemia, o PLE vai permitir que estudantes de graduação realizem atividades acadêmicas de forma on-line sem qualquer prejuízo ao periodo letivo que estava em andamento, antes do isolamento.

Com adesão livre, a Unifesspa registrou a oferta de mais de 500 disciplinas, garantindo que alunos matriculados em diferentes cursos possam estudar em casa, minizando os prejuízos acadêmicos com o longo período sem aulas. A medida vai beneficiar principalmente os alunos em fase de conclusão de curso, muitos deles aguardando apenas uma disciplina para concluírem a graduação.

As Unidade Acadêmicas tiverem autonomia para definir quais Atividades Acadêmicas seriam ofertadas no Período Emergencial. Mesmo com a possibilidade de oferta de disciplinas que estavam em andamento, o PLE não substitui ou cancela o período 2020.2, que segue suspenso por decisão do Consun e será retomado quando houver condições seguras para a volta das atividades presenciais na Unifesspa.

Mais de 3 mil estudantes matriculados

Até o início da tarde desta segunda-feira (14), mais de 3 mil alunos já haviam realizado a solicitação de matrícula para o PLE, o equivalente a mais de 50% do total de alunos de graduação existentes na Unifesspa. O prazo para matrículas terminou às 23h59 de hoje e os dados finais de matrícula serão consolidados até o meio dia. De acordo com os dados parciais, houve também grande adesão dos institutos fora de sede, destacando-se os campi de Xinguara e Rondon do Pará, que tiveram adesão acima da média geral.

Depois de quase dois meses de intensa atividade com a comunidade acadêmica, por meio de grupos de trabalho, debate e diferentes formações por meio do programa Unifesspa Online, docentes e alunos inauguram um momento novo e desafiador para toda a instituição. Pela primeira vez, serão desenvolvidas aulas e outras atividades acadêmicas totalmente de forma remota, resultando em novas rotinas de aprendizado tanto para alunos, quanto para os professores.

Para que a comunidade universitária se habituasse a novas plataformas digitais e aos inúmeros desafios do mundo on-line, foram realizadas várias oficinas e atividades formativas. Iniciado em 13 de julho, o programa Unifesspa Online contabilizou, até agora, quase três mil participantes, que assinaram frequências com avaliação do evento e apresentaram sugestões às novas atividades. Todos os conteúdos gerados por meio de palestras, conferências, bate-papos e oficinas continuam disponíveis nos canais de comunicação oficiais da Unifesspa.

As atividades do PLE devem ocorrer preferencialmente pela Turma Virtual do SIGAA, plataforma GSuite (gmail, chat, meet, youtube, classroom/sala de aula, etc) e conferência Web/RNP, além de outras ferramentas, reguardados os critérios estabelecidos na resolução que regulamenta o ensino remoto na Unifesspa. Os créditos das disciplinas cursadas no PLE poderão ser aproveitados/computados.