#UnifesspaOnline apresenta agenda de webinários e novo formato do programa

• Publicado: Segunda, 07 de Setembro de 2020, 15h19
  • Última atualização em Segunda, 07 de Setembro de 2020, 22h43

agenda unifesspaonline 8 a 16 de setembroOficinas sobre podcast e eventos online, treinamento aos discentes de monitoria geral, organização de tempo de estudo e um bate-papo descontraído sobre ciência, com o Prof. Stevens Rehen, estão na agenda do Programa #UnifesspaOnline para o período de 8 a 16 de setembro.

As inscrições já estão abertas pelo SigEventos e a transmissão será realizada pelo Canal da Unifesspa no YouTube e Facebook. Para começar, na terça-feira, 8 de setembro, às 15h, a Profa. Lívia Barroso (Facom/Unifesspa) apresentará uma oficina sobre produção de podcast.

Na quarta-feira, dia 9 de setembro, às 9h, a servidora da Unifesspa, Laranna Catalão, apresentará uma oficina sobre realização de eventos online, desde o planejamento do evento, passando pelas opções para transmissão ao vivo e uso do SigEventos e produção de material de divulgação.

Já na quinta e sexta, as ações serão voltadas aos discentes. Primeiro, no dia 10 de setembro, às 15h, um treinamento aos discentes selecionados ou interessados no Programa de Monitoria Geral para este Período Letivo Emergencial, com foco no uso do Turma Virtual pelo Perfil do Discente e do Docente.

Finalizando as atividades da semana, na sexta-feira (11), às 15h, a Profa. Aline Beckmann (UFPA) falará sobre “Organização de estudos e aprendizagem em tempos de aulas remotas”, com mediação pela Profa. Lúcia Cavalcante (Fapsi/Unifesspa).

No dia 14 de setembro, às 15h, véspera do início do semestre, o #UnifesspaOnline recebe o Prof. Stevens Rehen para um bate-papo sobre ciência. O pesquisador convidado é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Ciências Biológicas, cientista colaborador do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR); ainda, Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Colunista do Programa Conversa com Bial (TV Globo), Apresentador do podcast Trip com Ciência (revista Trip), Curador Científico da Rio Creative Conference - Rio2C, além de ser membro afiliado da Academia de Ciências da América Latina, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da International Society for Research on Psychedelics.

Novo formato do #UnifesspaOnline

Com o início do Período Letivo Emergencial, em 15 de setembro, o Programa #UnifesspaOnline adotará um novo formato: as ações de formação serão apenas nas quartas-feiras, iniciando no dia 16 de setembro, às 16h, com o webinário sobre “Desafios para a implantação das novas DCNs no curso de Engenharia”.

O convidado é o Prof. Vanderli Fava (UFJF), aposentado como Professor Titular da UFJF desde março de 2018, permanecendo como Professor Convidado da mesma Instituição; é presidente eleito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE desde janeiro de 2017; e membro da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA), INEP/MEC, na Área de Engenharia, Produção e Construção desde março/2020. Em sua apresentação, com mediação do Prof. Franco Silva (Unifesspa), trará apresentação resumida da conjuntura geral e brasileira para a formação em Engenharia, fará destaque das principais inovações das atuais DCNs e os desafios para implementá-las nos cursos e nas IES.

Ainda, o #UnifesspaOnline fará atendimento presencial na Unidade 3, em Marabá, e prestará assessoria de forma remota para gravação e edição de videoaulas aos professores. Também realizará, a partir de agendamento, oficinas e outros treinamentos específicos sob demanda de cada Instituto, Faculdade e/ou grupos de estudantes que tenham interesse no apoio ao desenvolvimento de ações remotas nas áreas finalísticas. O agendamento deverá ser feito pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Avaliação

O programa #UnifesspaOnline objetiva ofertar formação para uso de tecnologias digitais voltadas a ações emergenciais remotas nas áreas finalísticas, em razão do plano de retomada das atividades de ensino e suporte aos trabalhos que continuaram ocorrendo de forma remota nas áreas de extensão, pesquisa e no expediente administrativo. Todas as informações sobre essa iniciativa podem ser acessadas no site do programa.

Iniciado em 13 de julho, o programa contabiliza pelo quase 3 mil participantes, que assinaram frequências com avaliação do evento e apresentaram sugestões à novas atividades. Por isso, até 14 de setembro, o Grupo de Trabalho para Formação disponibiliza formulário online para avaliação geral das ações, disponível neste link. Docentes, discentes e técnicos-administrativos: sua opinião é muito importante!

Serviço:

Oficina sobre Podcast

Livia Barroso (Unifesspa)

8 de setembro, 15h

Oficina para eventos online

Laranna Catalão

9 de setembro, às 9h

Conhecendo o Turma Virtual do SIGAA: treinamento para discentes da monitoria geral

Laranna Catalão

10 de setembro, 15h

Organização de estudos e aprendizagem em tempos de aulas remotas

Profa. Aline Beckmann

Mediadora: Profa. Lúcia Cavalcante

11 de setembro, 15h

Bate-papo sobre ciência e divulgação científica, com Stevens Rehen

Convidado: Stevens Rehen

14 de setembro, 15h

Desafios para a implantação das novas DCNs no curso de Engenharia

Prof. Vanderli Fava de Oliveira

Mediador: Franco Jefferds dos Santos Silva

16 de setembro, às 16h

Inscrições nos subeventos do #UnifesspaOnline no SigEventos

Transmissão ao vivo pelo Canal da Unifesspa no YouTube e Facebook.

Avaliação das ações do #UnifesspaOnline: https://forms.gle/Cvv9zqjMemysoWRr6