Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições abertas: Unifesspa oferta 20 vagas para Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h04
  • Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h11
  • Acessos: 3449

Destaque MestradoPlanejamentoAmazôniaSeguem abertas, até o dia 2 de outubro de 2020, as inscrições para a seleção do curso de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia, vinculado ao Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa. 

Para se inscrever, o candidato deverá acessar a plataforma SIGAA, preencher os dados e anexar a documentação exigida. São habilitados à inscrição os portadores de títulos de graduação nas grandes áreas, conforme definido pela Capes.

De acordo com o Edital, excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, nesta seleção serão ofertadas 20 (vinte) vagas para a turma de mestrandos (as) referente os anos 2020 e 2021, distribuídas nas duas linhas de pesquisa do programa: “Economia, Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais” e “Espaço, Território e Urbanização”.

As vagas serão preenchidas por ordem de classificação dos aprovados e em observância à política interna de Acesso Afirmativo da Unifesspa. Serão destinadas doze vagas para ampla concorrência e oito para às cotas, divididas em: duas para pessoa com deficiência, duas para servidores da Unifesspa (técnicos e ou docentes), duas para quilombolas e/ou pretos e duas para indígenas.

A seleção dos candidatos será efetuada em três fases: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório); entrevista e prova de conhecimento (eliminatório e classificatório); e prova de Língua Inglesa e avaliação do Curriculum Vitae, ambas classificatórias. Ainda de acordo com o edital, as atividades e a seleção da turma 2020 do PPGPAM serão realizadas de forma remota, e a retomada das aulas virtuais será orientada segundo as deliberações realizadas nos órgãos superiores CONSEPE e PROPIT. 

Acesse o edital completo aqui

Sobre o programa

O planejamento e desenvolvimento na Amazônia implica lidar com as complexidades urbanas e regionais que compõem o mosaico territorial, social, econômico e ambiental dessa região. Nesse contexto, a proposta do mestrado acadêmico visa lidar com a problemática regional e urbana da Amazônia Oriental, tendo em vista o estágio atual de transformações decorrentes da expansão da fronteira agromineral e dos processos extrativos-industriais, responsáveis pelas pressões sobre os recursos naturais e humanos da região Norte, bem como do crescimento das atividades econômicas e intensificação do processo de urbanização, requerendo maior atenção à gestão, ao planejamento e ao desenvolvimento do regional.

O programa objetiva ainda oferecer formação de excelência e recursos humanos voltados à produção de conhecimentos sobre as dinâmicas socioeconômicas, populacionais e territoriais como elementos fundamentais para a compreensão do planejamento e desenvolvimento regional e urbano, particularmente com relação à temática dos impactos das dinâmicas territoriais na Amazônia.

Mais informações podem ser obtidas em: https://ppgpam.unifesspa.edu.br

 
Foto: Magno Barros
Fim do conteúdo da página