PLOA 2021: Reitores buscam apoio da bancada paraense para continuar expansão das universidades

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h24
  • Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 16h16

reitoresNesta quinta-feira (27), o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro e os reitores Marcel do Nascimento Botelho (UFRA) e Hugo Alex Carneiro (Ufopa) se reuniram com o senador Zequinha Marinho, coordenador da bancada federal paraense. No encontro, realizado na sede da UFRA, em Belém, os dirigentes apresentaram um ofício assinado pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Estado, pedindo a indicação de uma emenda de bancada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual do ano que vem (PLOA 2021), em benefício das cinco universidades.

O pedido conjunto busca garantir uma emenda impositiva no valor de R$ 30 milhões, a serem divididos em partes iguais entre as instituições federais (Unifesspa, UFPA, UFRA, Ufopa e IFPA), para viabilizar ações de reestruturação e expansão da infraestrutura de equipamentos e mobiliários dessas instituições.

No documento, os gestores ressaltam o constante apoio que a Bancada do Estado do Pará, no Congresso Nacional, tem fornecido às IFES, garantindo avanços importantes nas ações de ensino, pesquisa e extensão das universidades.

O senador Zequinha Marinho disse estar sensível à manifestação dos reitores, reconhecendo a importância dos investimentos feitos para o avanço da educação superior no Estado e se comprometeu a levar a reivindicação para a próxima reunião da Bancada, em Brasília.

Para a Unifesspa, o apoio da bancada fornecido nos últimos dois anos tem sido decisivo para a consolidação da instituição, o que tem possibilitado importantes ações em benefício de milhares de estudantes e para o progresso social na região, por meio das ações de pesquisa e extensão universitária.