IEA realiza entrega de dispersores de álcool para a Secretaria de Saúde de Santana do Araguaia

• Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 22h43
  • Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 12h02

80b95645-7e98-4299-888c-3d67f3e43fd4No último dia 14 de agosto, o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa), por meio do projeto de extensão "Fabricação de Suporte de Álcool para Santana do Araguaia”, realizou a entrega de 44 dispersores de álcool em gel para a Secretaria de Saúde do município.

O trabalho foi resultado de uma parceria entre o IEA e a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Araguaia por intermédio do Dr. Moaci Sampaio, médico cirurgião e Diretor Clínico do Hospital Municipal de Santana do Araguaia. Os dispersores foram confeccionados voluntariamente por acadêmicos e servidores, durante o período de duas semanas utilizando-se de tubos de PVC.

A solenidade de entrega ocorreu no prédio do bloco de laboratórios do IEA e contou com a presença do diretor do IEA, prof. Dr. Carlos Maviael, da Secretária de Saúde do município, Maria Aparecida Soares, e da Diretora do Hospital, Kelly Cristina Lins, que durante o evento ressaltaram a importância do projeto para o município.

“Nós da Secretaria de Saúde agradecemos aos universitários pela criatividade de terem feito esses dispersores, que irão contribuir com a higienização da população ao entrarem nos comércios e nos órgãos públicos. É de grande valia essa iniciativa da universidade” ressaltou Maria Aparecida Soares.

9d2769e3-e017-415f-9a56-2ca3ce129d13“Nossa cidade, principalmente nos últimos meses, está tendo um número crescente de caso da Covid-19, e esse projeto vem justamente nos ajudar no combate de impedir que o coronavírus se dissemine tão rapidamente. A higienização das mãos é primordial para evitar o contágio. Além disso, deixamos a marca da melhoria de hábitos de higiene. A pandemia vai passar, mas esses hábitos precisam continuar”, disse Kelly Cristina.

Karoline Borges, coordenadora do projeto, explica a origem do projeto e o funcionamento do dispositivo. “Em Santana do Araguaia ainda há uma carência de totens nos estabelecimentos. Muitas vezes, os clientes evitam higienizar as mãos para não ter contato direto com o frasco de álcool. Esse dispersor favorece que a higienização ocorra sem que haja contato direto, pois o mesmo é acionado com o pé, liberando a quantidade ideal de produto, além de possuir instruções de como higienizar as mãos corretamente”.

A professora explica que o diferencial do dispersor produzido é o abastecimento com álcool líquido ou em gel, ambos com 70º. “Sendo assim, o dono do estabelecimento poderá optar pela melhor solução para seu bolso. É importante frisar que por meio dessas ações a universidade está desempenhando seu papel de disseminar ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade”, diz.

Já o prof. Dr. Carlos Maviael enfatizou a importância da Universidade no cenário atual. “Mesmo com a suspensão das atividades acadêmicas, a ação de ensino-aprendizagem desenvolvida pela Unifesspa em Santana do Araguaia é contínua e preza pelo desempenho ético, profissional e respeitoso com a sociedade. Por este motivo, a equipe do Instituto de Engenharia do Araguaia zela pela preservação da saúde e do meio ambiente, pois a educação, conectada a sociedade, nos fará forte e melhor”, finaliza.