Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Laboratório de Computação Científica da Unifesspa lança site para monitoramento e previsão de casos da Covid-19

  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 08h51
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h38
  • Acessos: 527

site lcc destaqueO Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (LCC/Unifesspa) desenvolveu um sistema para monitoramento e previsão de casos confirmados e óbitos por Covid-19 na região. O site já disponível para consulta e pode ser acesso no endereço: https://previsaocovid19.unifesspa.edu.br/

O projeto é coordenado pelo professor Adam Santos (IGE/Unifesspa) e conta com a participação dos discentes do curso de Sistemas de Informação da Unifesspa, Luan Oliveira, Leandro Araujo e Victor Souza, atualmente membros dos LCC.

De acordo com os pesquisadores, o serviço reúne dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará  (Sespa), compilados pela plataforma “Brasil.io”. É com base nessas informações que o software apresenta a predição do número de casos confirmados e óbitos para o município de Marabá, num período futuro de uma ou duas semanas.

Para essa projeção, o software utiliza um modelo não-linear, que identifica tendência e sazonalidade (semanal) dos dados históricos para realizar previsões de casos confirmados e óbitos acumulados. A implementação desse modelo científico é feita utilizando um Framework para Análise de Séries Temporais, o Facebook Prophet.

Com a ferramenta disponibilizada pelo LCC, o usuário pode, ainda, acessar informações sobre o número de óbitos e casos confirmados, acumulados e não acumulados, dos municípios onde há campus da Unifesspa: Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

“Essa ferramenta foi pensada após a publicação de artigo científico no Painel de Reflexão da Unifesspa, objetivando o acompanhamento, em tempo real, das previsões de casos, sem a necessidade de intervenção dos pesquisadores na geração dos dados. A ideia é utilizar, de forma gráfica, os dados para facilitar o entendimento da comunidade universitária e sociedade”, explica o professor Vitor Castro, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

Ainda segundo os pesquisadores, a ferramenta estará em constante processo de atualização para prover mais informações de caráter exploratório à sociedade. São aceitas sugestões de melhorias na ferramenta, que podem ser encaminhadas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página