Laboratório de Computação Científica da Unifesspa lança site para monitoramento e previsão de casos da Covid-19

• Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 08h51
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h38

site lcc destaqueO Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (LCC/Unifesspa) desenvolveu um sistema para monitoramento e previsão de casos confirmados e óbitos por Covid-19 na região. O site já disponível para consulta e pode ser acesso no endereço: https://previsaocovid19.unifesspa.edu.br/

O projeto é coordenado pelo professor Adam Santos (IGE/Unifesspa) e conta com a participação dos discentes do curso de Sistemas de Informação da Unifesspa, Luan Oliveira, Leandro Araujo e Victor Souza, atualmente membros dos LCC.

De acordo com os pesquisadores, o serviço reúne dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará  (Sespa), compilados pela plataforma “Brasil.io”. É com base nessas informações que o software apresenta a predição do número de casos confirmados e óbitos para o município de Marabá, num período futuro de uma ou duas semanas.

Para essa projeção, o software utiliza um modelo não-linear, que identifica tendência e sazonalidade (semanal) dos dados históricos para realizar previsões de casos confirmados e óbitos acumulados. A implementação desse modelo científico é feita utilizando um Framework para Análise de Séries Temporais, o Facebook Prophet.

Com a ferramenta disponibilizada pelo LCC, o usuário pode, ainda, acessar informações sobre o número de óbitos e casos confirmados, acumulados e não acumulados, dos municípios onde há campus da Unifesspa: Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

“Essa ferramenta foi pensada após a publicação de artigo científico no Painel de Reflexão da Unifesspa, objetivando o acompanhamento, em tempo real, das previsões de casos, sem a necessidade de intervenção dos pesquisadores na geração dos dados. A ideia é utilizar, de forma gráfica, os dados para facilitar o entendimento da comunidade universitária e sociedade”, explica o professor Vitor Castro, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

Ainda segundo os pesquisadores, a ferramenta estará em constante processo de atualização para prover mais informações de caráter exploratório à sociedade. São aceitas sugestões de melhorias na ferramenta, que podem ser encaminhadas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..