IEA: Projeto de pesquisa lança cartilha informativa sobre gerenciamento de resíduos sólidos em tempos de pandemia

• Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 18h32
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 21h37
  • Acessos: 2020

capa-livroO Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa), em meio ao cenário atual de enfretamento do novo coronavírus (COVID-19), se mobiliza para sensibilizar a população do município de Santana do Araguaia (PA) quanto aos cuidados que os cidadãos devem ter durante o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares, para evitar a contaminação e propagação do vírus.

Uma das iniciativas de sensibilização foi a elaboração e divulgação de uma cartilha informativa, compartilhada em redes socias e aplicativos de mensagem. O material foi produzidos por discentes do curso de Engenharia Civil e servidores do Instituto, que participam do projeto de pesquisa intitulado “Política Pública de Saneamento Básico em Santana do Araguaia - Diagnósticos, metas e dificuldades”. O projeto visa estudar as políticas públicas de saneamento que envolvem os seguimentos de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos no município de Santana do Araguaia, sob orientação da professora Ms. Karoline Borges.

A docente Karoline Borges falou sobre a iniciativa de elaborar a cartilha e a importância do maior cuidado no gerenciamento adequado dos resíduos no período atual. “Tendo em vista que a Covid-19 pode ser desenvolvida em pessoas de forma assintomática, tivemos curiosidade em procurar materiais que orientasse a população a realizar o descarte correto de seus resíduos em tempo de pandemia. Existem estudos científicos que comprovam que o novo coronavírus permanece na superfície dos objetos por horas ou até mesmo dias", explica.

Ainda de acordo com a professora, a confecção do material informativo pelo projeto de pesquisa veio suprir uma carência na divulgação de informações nesse sentido. "Observamos que há uma carência em materiais informativos para orientar a população a realizar o acondicionamento e destinação de forma segura de seus resíduos em tempos de Covid-19. Sendo assim, desenvolvemos esse material com intuito de sensibilizar a população a realizar o descarte de seus resíduos de forma segura, contribuindo para a segurança dos profissionais da coleta (garis) e da comunidade circunvizinha”, finaliza.

Acesse a Cartilha informativa aqui!