Proposta de PLE: Disciplinas cursadas de forma remota poderão ser creditadas no período 2020.2

• Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 10h54
  • Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 12h39

OqueePLE

Uma dúvida frequente entre alunos da Unifesspa, com várias perguntas enviadas por meio dos canais oficiais, é sobre a adesão ao Período Letivo Emergencial e o possível aproveitamento de créditos em disciplinas que serão ofertadas de forma remota, durante o período de pandemia.

De acordo com a proposta de PLE, que ainda está aberta a contribuições de toda a comunidade acadêmica, a adesão às atividades e disciplinas é livre, tanto por parte da Faculdade (na decisão de ofertar)  quanto por parte dos alunos para cursar ou participar das atividades remotas ofertadas.

No entanto, segundo a proposta, aqueles que decidirem cursar uma disciplina, por exemplo, terão o aproveitamento dos créditos computados. Isso significa que, uma vez tendo cursado a disciplina durante o PLE, não será necessário cursá-la novamente no retorno do período 2020.2.

Já os alunos que optarem por não realizar as disciplinas no PLE, poderão faze-las no retorno de aulas presenciais, já que o período permanecerá suspenso e a disciplina deverá ser reofertada de modo presencial. Nos casos em que todos os alunos aderiram à disciplina no PLE, por exemplo, não haverá reoferta no período 2020.2, no retorno das aulas presenciais.

Além de disciplinas referentes ao período que estava em andamento antes da pandemia, poderão ser ofertadas outras disciplinas eletivas e optativas do curso, atividades complementares valendo carga horária, como seminários, eventos, worshops, oficinas, entre outras.

O objetivo da proposta é minimizar os efeitos do longo período sem aulas, com a realização de atividades extracurriculares, disciplinas optativas e eletivas, possíveis de ocorrer no formato on-line, amenizando, assim, os prejuízos acadêmicos, especialmente, para os alunos concluintes.

As definições sobre quantidade de turmas e vagas a serem ofertadas ficam a critério das faculdades, cada uma respeitando suas especificidades e necessidades. Dessa forma, as atividades poderão ser desenvolvidas em regime intensivo (compactada e subsequente) ou extensivo (compactada ou não e concomitantemente), com calendário próprio.

As dúvidas sobre o PLE podem ser enviadas à Unifesspa por meio das redes sociais (@unifesspa_oficial – Instagram e @unifesspaoficial-Facebook) e pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Até o dia 27 de julho, a minuta que será apresentada e votada no Consepe poderá receber contribuições de toda a universidade. Para enviar sugestões, críticas ou comentários, acesse o site http://participa.unifesspa.edu.br .