Nuade vai promover evento on-line para analisar impacto da Covid-19 a partir da experiência estudantil

• Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 15h30
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h54

Com o objetivo de analisar o impacto da covid-19, a partir da experiência estudantil em diferentes perspectivas, valorizando, por conseguinte, novas possibilidades de apoio mútuo, o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Unifesspa realizará, no período de 28 a 31 de julho, um conjunto de seminários temáticos voltados para o diálogo com estudantes, representantes estudantis e membros de coletivos vinculados à Unifesspa. A iniciativa, parte de um projeto mais amplo e permanente, pretende se estender para os meses subsequentes.

Para o Nuade, um dos grandes desafios a ser erguido no horizonte da Unifesspa é a conciliação dos percalços impostos pela pandemia com o compromisso ético em relação a condição de estudantes e servidores.  As dificuldades de manutenção econômica da maioria da comunidade estudantil e as transformações sociais no cotidiano de cidades, vilas, aldeias, comunidades tradicionais têm sido acompanhadas pelo Núcleo, que por meio da atuação em distintos Grupos de Trabalho, Redes de Apoio, ações transversais em projetos de pesquisa e extensão no âmbito regional e nacional, tem buscado fortalecer o debate público sobre as práticas inclusivas.

Para os coordenadores do evento, transformar as pesquisas quantitativas de perfis estudantis em comunicação de experiências é decisivo não apenas para a conscientização da sociedade, mas também para construir alternativas a partir das vozes da comunidade estudantil.

Confira a programação do evento:

Dia 28/07: “As formas de organização estudantil no sul e sudeste do Pará”

Convidada: Jakelyne Martins Cunha. Coletivo Mulheres que leem - Xinguara

Convidado: Yukare Moreira. Acadêmico de Ciências Sociais. Secretário Geral do DCE – JR UNIFESSPA

Convidada: Maísa Carvalho. Acadêmica de Letras. Assistência Estudantil-DCE

Mediador: Jerônimo da Silva e Silva. Coordenação Geral – [NUADE]

Dia 29/07: “Entre a ciência e o isolamento social: racismo e pandemia”

Convidado: Kumreiti Cardoso Kiné. Acadêmico de Ciências Sociais. Membro da direção da Associação dos Estudantes Indígenas da Unifesspa.

Convidada: Paula Menezes. Acadêmica de Direito. Diretora do Centro Acadêmico dos estudantes Quilombolas Zumbi/Dandara Palmares.

Mediadora: Maria Cristina Macedo Alencar – Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial [NUADE-UNIFESSPA]

Dia 30/07: “As máscaras da covid-19: modos de viver o corpo e o cuidado da mente”

Convidado: Igo Silva. Acadêmico de Ciências Sociais. Ativista do Movimento LGBTQI e coordenador da Parada do Orgulho LGBTQI de Marabá.

Convidado: Marcos Carvalho. Psicólogo e mestre em Psicologia pela UFPR, terapeuta sexual, com pesquisas sobre sexualidade, gênero e diversidade no Pink Therapy, Londres.

Mediador: Reginaldo Cerqueira – Coordenadoria de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade [NUADE-UNIFESSPA]

Dia 31/07: “Os estudantes e a diversidade na luta contra a covid-19”

Convidada: Thyelle Gonçalves Oliveira. Acadêmica da Faculdade de Educação do Campo. Integrante do Centro Acadêmico de Educação do Campo.

Convidado: Felipe Milanez Pereira. Doutor em estudos sociais/ecologia política pela Universidade de Coimbra. Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (UFBA)

Mediadora: Naurinete Fernandes Inácio Reis – Coordenadoria de Apoio à População do Campo [NUADE-UNIFESSPA]

Horário: 15h-16:30h

Transmissão ao Vivo: