Agenda: Programa "UnifesspaOnline" divulga ações para semana de 13 a 17 de julho

• Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 22h44
  • Última atualização em Sábado, 11 de Julho de 2020, 16h23

MoranCom início na próxima segunda-feira (13/7), o #UnifesspaOnline é um programa de formação para uso de tecnologias digitais voltadas ao desenvolvimento de ações emergenciais remotas nas áreas finalísticas, em razão do plano de retomada das atividades de ensino e suporte aos trabalhos que continuaram ocorrendo de forma remota nas áreas de extensão, pesquisa e no expediente administrativo. O professor José Moran (ECA/USP) é o convidado para a conferência de abertura do Programa, que ocorre às 8h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Unifesspa no YouTube.

Intitulada "Transformando a Educação com metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais", a palestra terá como mediadora a Profa. Lucélia Rabelo (Face/Unifesspa). A programação inicial segue ao longo da semana, com os Webinários “Primeiros passos para os aplicativos do GSuite for Education - organizando o e-mail e a agenda”, no dia 14 de julho, na sala http://meet.google.com/ucs-wmyu-oxj ; e “Potencializando a colaboração com o Google Drive”, na quinta-feira (16), na sala http://meet.google.com/soh-svdx-asz . A formação será ministrada pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Vitor Castro.

No dia 15 de julho, a Unifesspa contará com a participação da palestrante Mizraim Nunes Mesquita (UFMA), que apresentará as temáticas “Design Instrucional: aspectos conceituais e diretrizes para o ensino”. Design instrucional é o termo que se refere à engenharia pedagógica, que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem.

Ja no dia 17 de julho, a mesma palestrante abordará o tema “Tecnologias móveis na educação: possibilidades no ensino remoto”. Mizraim Nunes atua como Designer Instrucional na UNA-SUS-UFMA e desenvolve pesquisa nas áreas de educação a distância, aprendizagem móvel, ensino de línguas e design instrucional. É graduada em Letras-Inglês pela UFMA e detém especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter, além do mestrado em Cultura e Sociedade pela UFMA.

Para se inscrever nas palestras ou nas demais ações de formação do programa, os interessados devem acessar o site https://unifesspaonline.unifesspa.edu.br/. Podem participar estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Unifesspa. Exceto os webinários realizados pelo Prof. Vitor Castro, que serão realizados em salas do Google Meet, todas as atividades da semana serão transmitidas, ao vivo, no Canal da Unifesspa no You Tube.

Todas as temáticas a serem abordadas no programa foram solicitadas pela comunidade acadêmica por meio de reuniões e coletas de informações nas faculdades e apresentadas no Grupo de Trabalho para formação, composta por interlocutores dos Institutos, Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP).

O Programa

O objetivo é proporcionar dinâmicas interativas de ensino-aprendizagem dedicadas aos aspectos epistemológicos, pedagógicos, sociais e operacionais da prática acadêmica por meio da comunicação remota. Também possibilitará o desenvolvimento da proficiência na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação mais adequadas, conforme as necessidades de cada membro e/ou grupo, para o exercício satisfatório de suas atividades acadêmicas, envolvendo as três categorias: docentes, discentes e técnicos administrativos.

Com a proposta de subsidiar e apoiar o planejamento, a implementação e a avaliação de estratégias, processos e práticas de ensino, pesquisa e extensão mediante comunicação remota, assegurando e valorizando a diversidade de características, necessidades e soluções, o programa ainda continuará fomentando a comunidade acadêmica na busca de informação, investigação, reflexão e debate acerca dos impactos e transformações sociais impostos pela pandemia e pelo isolamento social, em seus muitos aspectos (econômicos, políticos, comportamentais, psicológicos, entre outros), e suas repercussões, condicionantes e restrições para as práticas do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias.

No site do programa, a comunidade acadêmica poderá saber mais detalhes sobre o programa, fazer inscrições nas atividades de livre adesão e ainda acessar todo o conteúdo desenvolvido pelos convidados e servidores da Unifesspa, além de sugestões de atividades de formação da comunidade acadêmica disponíveis em outras instituições como da Escola Nacional de Governo e demais ofertas das instituições.

Serviço:

13 de julho, abertura da programação às 8h30

Webinar

Prof. Dr. José Moran (USP)

www2.eca.usp.br/moran

14/07 das 15h às 17h

Webinar

Mail (Exibição e Caixa de Entrada, Marcados, Filtros, Assinatura); Groups; Agenda (Criação de evento, Convidar pessoas, Agenda pública, Outras agendas); Chat (Iniciando uma conversa, Uso de videochamada)

Link Sala: meet.google.com/ucs-wmyu-oxj

15 de julho, de 16 às 18h

Webinar:

Design Instrucional: aspectos conceituais e diretrizes para o ensino

Mizraim Nunes Mesquita, Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA e pesquisadora nas áreas de educação a distância, aprendizagem móvel, ensino de línguas e design instrucional.

16/07 das 15h às 17h

Webinar

“Potencializando a colaboração com o Google Drive”

Drive; Docs (Criação de documentos, Compartilhamentos, Planilhas, Criação de documentos, compartilhamentos); Forms; Espaços de trabalho (Prioridades); Meet; Keep;

Link da sala: meet.google.com/soh-svdx-asz

17 de julho, de 16 às 18h

Webinar:

Tecnologias móveis na educação: possibilidades no ensino remoto