Nesta segunda-feira: Conferência on-line marca o lançamento do Programa #UnifesspaOnline

• Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 20h53
  • Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 21h58
  • Acessos: 2022

Palestra de abertura Programa Jose MoranO professor José Moran (ECA/USP) é o convidado para a conferência de abertura do Programa #UnifesspaOnline, que ocorre nesta segunda-feira (13), às 8h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Unifesspa no YouTube.

O #UnifesspaOnline é um programa de formação para uso de tecnologias digitais voltadas ao desenvolvimento de ações emergenciais remotas nas áreas finalísticas, em razão do plano de retomada das atividades de ensino e suporte aos trabalhos que continuaram ocorrendo de forma remota nas áreas de extensão, pesquisa e no expediente administrativo.

Para se inscrever na palestra ou nas demais ações de formação do programa, os interessados devem acessar o site www.unifesspaonline.unifesspa.edu.br. As inscrições para a conferência de abertura vão até o dia do evento. As demais atividades serão realizadas enquanto perdurar o distanciamento social, em razão da pandemia da Covid-19.

Durante a programação da semana, haverá também a participação de Mizraim Nunes Mesquita (UFMA), que apresentará as temáticas  “Design Instrucional: aspectos conceituais e diretrizes para o ensino”, no dia 15 de julho, e “Tecnologias móveis na educação: possibilidades no ensino remoto”, no dia 17 de julho.

O programação contará, ainda, com a realização do Webinar “Primeiros passos para os aplicativos do GSuite for Education - organizando o e-mail e a agenda”, no dia 14 de julho,  e a Oficina “Potencializando a colaboração com o Google Drive”, que ocorre na quinta-feira (16). A formação será ministrada pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Vitor Castro.

O Programa

#UnifesspaOnline é um programa de formação voltado à comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos) por meio de um cronograma contínuo de palestras, mesas-redondas e minicursos, ofertados para fomentar a discussão de práticas docentes e atividades administrativas remotas por meio das tecnologias digitais, enquanto permanecer o quadro de distanciamento físico.

Todas as temáticas a serem abordadas foram solicitadas pela comunidade acadêmica por meio de reuniões e coletas de informações nas faculdades e apresentadas no Grupo de Trabalho para formação, composta por interlocutores dos Institutos, Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP).

O objetivo é proporcionar dinâmicas interativas de ensino-aprendizagem dedicadas aos aspectos epistemológicos, pedagógicos, sociais e operacionais da prática acadêmica por meio da comunicação remota. Também possibilitará o desenvolvimento da proficiência na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação mais adequadas, conforme as necessidades de cada membro e/ou grupo, para o exercício satisfatório de suas atividades acadêmicas, envolvendo as três categorias: docentes, discentes e técnicos administrativos.

Com a proposta de subsidiar e apoiar o planejamento, a implementação e a avaliação de estratégias, processos e práticas de ensino, pesquisa e extensão mediante comunicação remota, assegurando e valorizando a diversidade de características, necessidades e soluções, o programa ainda continuará fomentando a comunidade acadêmica na busca de informação, investigação, reflexão e debate acerca dos impactos e transformações sociais impostos pela pandemia e pelo isolamento social, em seus muitos aspectos (econômicos, políticos, comportamentais, psicológicos, entre outros), e suas repercussões, condicionantes e restrições para as práticas do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias.

No site www.unifesspaonline.unifesspa.edu.br , a comunidade acadêmica poderá saber mais detalhes sobre o programa, fazer inscrições nas atividades de livre adesão e ainda acessar todo o conteúdo desenvolvido pelos convidados e servidores da Unifesspa, com transmissão pelo YouTube e Facebook da Unifesspa e, em atividades específicas, por meio da plataformas Google Meet ou Zoom.

Haverá também, nesse domínio, sugestões de atividades de formação da comunidade acadêmica disponíveis em outras instituições como da Escola Nacional de Governo e demais ofertas das instituições.