Encontro coletivo de saúde e sociedade

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 10h54
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unidade II no campus de Marabá, ficou lotado na quinta-feira 27 de agosto, por alunos do curso de Saúde Coletiva e público em geral, por ocasião do Encontro Coletivo de Saúde e Sociedade.

O evento contou com a presença, como palestrante, do professor Paulo de Tarso Ribeiro, que é diretor de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde e membro do Conselho Nacional de Saúde. O tema da palestra foi “15 ª Conferência Nacional de Saúde”. Ele falou extensivamente sobre as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), traçou um panorama geral da saúde pública no Brasil e regiões e explicou os desafios que os profissionais da área encontram ao traçar e desenvolver estas políticas. De forma descontraída e bem-humorada o professor Paulo se empenhou em passar aos participantes o lado humano que existe por trás de números e estatísticas, lembrando a todos que a saúde é um bem coletivo.

Ao final da palestra os alunos puderam esclarecer suas dúvidas, um dos questionamentos mais realizados foi sobre a inserção no mercado de trabalho dos profissionais de Saúde Coletiva. O professor destacou que estes profissionais são de extrema necessidade e importância na gestão das políticas públicas da saúde, pois contribuem para sua viabilidade e otimização.

Durante o evento também houve uma mesa redonda com a participação das professoras doutoras do curso de Saúde Coletiva/Unifesspa, Solange Cristo e Ana Cristina Campos, e a professora doutora do curso de Psicologia/Unifesspa, Luciana Gianasi.