Emoção e coragem marcam primeira solenidade de colação de grau on-line da Unifesspa

• Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 18h33
  • Última atualização em Sábado, 11 de Julho de 2020, 16h16
  • Acessos: 2029

colacao grau 3Coragem. Esta era a palavra que melhor traduzia o sentimento de alunos, professores e técnicos do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Unifesspa, que em meio aos desafios de uma pandemia, realizaram a primeira colação de grau remota da instituição. Um momento que marcou a história dos novos profissionais e da própria Instituição.

Citando o poeta Guimarães Rosa, mestres e alunos manifestaram a força e coragem da comunidade universitária ao vencer os desafios da atualidade e dar prosseguimento à missão de entregar à sociedade novos profissionais para fortalecer o ensino em nossa região. Em solenidade on-line, a Unifesspa conferiu grau a 14 novos professores nas áreas de Letras Inglês, Letras Português e Artes Visuais.

"Mesmo não sendo a formatura do jeito que sonhamos, com todos os amigos e familiares presentes e celebrando juntos, estamos muito felizes porque estamos diante de um sonho realizado. Vamos guardar esse momento na nossa história para sempre", disse Flaviana Pereira Sales, formada em Letras Português. Nem mesmo a pandemia tirou dos novos profissionais a alegria e o valor de uma conquista tão desejada. Ao lado de familiares, os formados participaram da solenidade de casa, mas seguindo os principais ritos estabelecidos numa cerimônia de formatura presencial.

Beatriz Santos Pereira fez o juramento oficial em nome das turmas; a formanda Carolina Cerqueira do Nascimento  prestou homenagem, em nome da turma de Letras Inglês, ao técnico administrativo do ILLA, Othon Amil de Santiago De Sousa Júnior.  E para expressar o sentimento de todos os concluintes, a escolhida para ser a oradora das turmas foi Carmen Da Paixão.

Também discursaram emocionados, o diretor interino do Instituto de Linguística, Letras e Artes, Prof. Dr. Francisco de Fátima da Silva; a diretora da Faculdade de Estudos da Linguagem, Profa. Dra. Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli; a vice-Diretora da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução e paraninfa da turma de Letras Inglês, Profa. Dra. Renata Lucena Dalmaso, o Prof. Dr. Gilmar Bueno Santos, Paraninfo da turma de Letras Português e o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

“Nossos alunos saem daqui prontos, qualificados e com essa compreensão de que ensinar requer coragem, mas sobretudo generosidade. Temos orgulho de entregar, hoje, à sociedade, mesmo num momento tão difícil, novos professores formados por uma universidade pública, gratuita e de muita qualidade”, comemorou o reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro.

A solenidade foi organizada e conduzida pela servidora Aracélia Soares, que se emocionou ao longo da cerimônia ao acompanhar os discursos de mestres e alunos. Toda cerimônia foi gravada e está disponível no canal da Unifesspa no Youtube

Formados em Letras Português

Beatriz Santos Pereira

Jessiane Carneiro Lustosa Silva