Projeto "Circula, palavra!" : Unifesspa realiza atendimento psicológico a profissionais no combate à pandemia

• Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 09h17

circulapalavra unifesspa

Profissionais no combate à pandemia, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos em saúde, agentes comunitários, maqueiros, entre outros, que integram o sistema público de saúde em Marabá, já podem contar com um serviço gratuito de escuta psicológica, oferecido pela Unifesspa. Com caráter de acolhimento, o serviço tem como objetivo a redução do sofrimento mental e à promoção da saúde desses trabalhadores durante o período de pandemia.

O projeto denominado “Circula, Palavra!", coordenado pela professora da Faculdade de Psicologia (Fapsi/Unifesspa), Katerine Sonoda, acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá e recebe o apoio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Unifesspa).

Ao todo, 13 profissionais da Psicologia estão realizando os atendimentos, entre eles, professores e psicólogos da Unifesspa, psicólogos da Prefeitura de Marabá e alunos do curso de Psicologia da Unifesspa, sob supervisão clínica.

“Esse projeto foi pensado para auxiliar os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Marabá, na linha de frente do combate à covid-19, que estejam sentindo a necessidade de apoio psicológico, tendo em vista a forte mudança na rotinaem função desta pandemia”, explicou Katerine Sonoda. Os atendimentos psicológicos acontecem por meio de videoconferência e são sigilosos, garantindo o anonimato aos profissionais de saúde que buscarem a oferta de cuidado.

Para solicitar o serviço, basta acessar o site e fazer sua inscrição ou entrar em contato pelo telefone/whatsapp (94)-98144-7122. A solicitação do serviço também pode ser realizada pelo email  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na mensagem, é necessário que o solicitante informe o nome e contato telefônico. A equipe de psicólogos voluntários entrará em contato o mais breve possível para agendar o atendimento.

Esta e outras ações da Unifesspa no combate à pandemia estão reunidas na página da Central de Informações, no Portal Unifesspa. Para acompanhar outros projetos e pesquisas desenvolvidas pela universidade no enfrentamento da Covid-19, acesse: http://www.unifesspa.edu.br/coronavirus .

Atendimento aos profissionais da imprensa

Outro grupo contemplado pelo projeto Circula, Palavra! é o de profissionais da imprensa. Recentemente, a Unifesspa acolheu a demanda de atendimento a estes profissionais e já está ofertando o serviço de escuta psicológica. O acolhimento é direcionado aos trabalhadores que atuam, direta ou indiretamente, na cobertura da pandemia do novo coronavírus, independente do cargo ou função que exerçam. Os profissionais de imprensa (repórteres, produtores, cinegrafistas, radialistas, entre outros) que desejarem o atendimento psicológico devem entrar em contato pelo telefone/whatsapp (94) 98144-7122 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A coordenadora do projeto esclarece, ainda, que trata-se de um serviço pontual, de caráter acolhedor, para o contexto de pandemia, sendo direcionado a pessoas com algum tipo de sofrimento psíquico, desencadeado ou agudizado no contexto  da atual crise epidemiológica.

Outros públicos atendidos

Desde o início da pandemia, a Unifesspa também oferta o serviço de escuta psicológica para membros da comunidade acadêmica: alunos, professores e técnicos vinculados à Universidade. Para ser atendido, basta enviarpor e-mail, a solicitação com as seguintes informações: nome, contato e breve relato da situação que vivencia. Todos os grupos atendidos também podem optar por solicitar o atendimento pelo site de cadastro (formulário)

Já o servidores (professores e técnicos) solicitam o atendimento psicológico pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Considerando o público estimado em todas as categorias atendidas, a Unifesspa poderá atender até 10 mil pessoas, entre professionais da saúde, imprensa e membros da comunidade universitária.

Confira o vídeo!