Conquista: Unifesspa vai produzir pesquisas para subsidiar políticas públicas em Canaã dos Carajás

• Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 16h50
  • Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 19h34

Destaque editalpepeticanaaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comemora mais uma importante conquista para o avanço da pesquisa e da extensão. A partir de agora, além das atividades de ensino, a universidade vai desenvolver ações de pesquisa que vão impactar a comunidade de Canaã dos Carajás.

A Instituição, que já oferta cursos de graduação no município e desenvolve projetos de extensão, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, agora dá um importante salto na missão de levar conhecimento e gerar desenvolvimento social.

A ação da Unifesspa acontece em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás, a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e o Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (PEPETI). Trata-se do Edital 01/2020 – PEPETI, resultado da articulação da Reitoria com a Gestão Municipal, para captação de recursos voltados ao desenvolvimento de pesquisas científicas na região.

Na última quarta-feira(17), foi publicado o resultado preliminar do Edital 01/2020, no âmbito do projeto “Produção de subsídios à formulação de políticas públicas para a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás”. O objetivo é apoiar projetos que auxiliem a formulação de políticas públicas, planejamento e ações estratégicas da Prefeitura do município de Canãa dos Carajás, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável do município.

“Estamos muito felizes com essa parceria, resultado de um grande esforço para que pudéssemos dar um salto importante nas relações com a sociedade. Essa ação abre a possibilidade concreta de produzirmos pesquisas diretamente vinculadas às necessidades da região, a partir de uma reflexão científica de alto nível”, comemorou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

O professor Daniel Nogueira, coordenador do convênio, ressaltou o papel da pesquisa para o desenvolvimento regional e a importância de incentivos à produção científica por parte dos órgãos públicos locais. “Estamos diante de um novo momento em que ocorre um investimento para promover não apenas o ensino, mas também a prática da pesquisa na região. A Prefeitura aceitou o desafio de financiar e incentivar projetos que poderão ter um papel central no desenvolvimento de ações concretas, com impacto de transformação local”, comentou.

Com os recursos destinados pela Prefeitura, estão sendo selecionados projetos em cinco linhas de estudos que tem como objetivo fornecer subsídios para políticas públicas no município. De acordo com as normas estabelecidas pelo convênio, serão desenvolvidos projetos voltados para desenvolvimento urbano, valorização do minério, agricultura familiar, aperfeiçoamento do ensino de Português e de Matemática, para fornecer instrumentos concretos para políticas públicas em Canaã.

A secretária de Educação de Canaã dos Carajás, Roselma Feitosa, destacou a importância da parceria para a melhoria do ensino na cidade. "As transformações sociais de grandes impactos estão alicerçadas por investigações científicas. Investigar, avaliar e planejar é o primeiro passo para um desenvolvimento sustentável participativo e dois desses projetos são voltados à educação. Queremos a universidade cada vez mais próxima da gestão pública municipal, para nos apoiar na construção de políticas públicas equitativas", afirmou.

A seleção pública foi mediada pela Funape, com comissão de avaliação externa à Unifesspa, garantindo a isenção no processo seletivo. De acordo com o cronograma do edital, no próximo dia 25 de junho será divulgado o resultado final da seleção. Acompanhe as etapas e resultados do edital pelo site da Funape!

Reunião semed