Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Museu de Biodiversidade Tauari lança site e amplia a comunicação com a sociedade

  • Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h05
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 15h25
  • Acessos: 2122

Destaque Museu Tauari Divulgacao SiteO Museu de Biodiversidade Tauari conta agora com mais um canal de comunicação com a sociedade. Recentemente, foi lançado o site museutauari.unifesspa.edu.br, página que traz informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo museu, no ensino, pesquisa e extensão.  

De acordo com o professor Danilo Oliveira, coordenador do Museu, o site contará com a publicação de projetos de pesquisa e de extensão, publicações científicas, informações sobre as trilhas pelo Rio Tauari e visitação ao museu, além de apresentar informações sobre as coleções biológicas do Museu e de como acessar esse material.

"Desde 2019, tínhamos o desejo de um canal digital para apresentar nossas ações e interagir com a sociedade. Esperamos o museu ter um pouco mais de maturidade primeiro e agora, mais de um ano depois, começamos com tudo. Um site cheio de conteúdo e redes sociais com boa visibilidade", explica o professor.

O Museu Tauari objetiva fornecer à comunidade universitária e à sociedade em geral, em especial à população de Marabá, um espaço para pesquisa, salvaguarda do patrimônio biológico, educação ambiental e proximidade entre universidade e sociedade. Além disso, busca a construção conjunta de várias e continuadas ações focadas na divulgação científica, na conscientização ambiental e no desenvolvimento e divulgação do conhecimento acerca da biodiversidade sulparaense e brasileira.

“Depois de finalizada a quarentena, queremos tornar regular e semanal a Trilha Biodiversa, com ações de trilha ecológica, palestras sobre biodiversidade e conservação e exposição da coleção biológica do museu. Além disso, tornar as exposições permanentes à comunidade da Unifesspa e à sociedade como um todo”, destaca Danilo Oliveira. 

Ações

No museu são realizadas diversas atividades de pesquisa sobre a biodiversidade amazônica, além de ações de extensão universitária, que incluem eventos de divulgação científica, atividades de letramento científico, visitas ao museu e a floresta do rio Tauari, entre outros. Confira: 

Pesquisa:
- vários artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais;
- levantamento da biodiversidade de fragmentos florestais do sudeste paraense;
- pesquisas em ecologia e comportamento;
- apresentação do museu e de suas pesquisas em eventos regionais, nacionais e internacionais;
- desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e algumas dissertações de mestrado;
- descrição de espécies novas para a ciência.

Extensão:
- exposição em eventos acadêmicos e não acadêmicos na região, como MOCISSPA, SICOB, JEPE, etc;
- realização em Marabá de eventos extensionistas (alguns internacionais) como o Pint of Science e Darwin Day;
- organização e exposição de coleção biológica para educação ambiental;
- criação da Trilha Biodiversa, com realização de trilha ecológica guiada às margens do Rio Tauari e visitação à coleção biológica do museu;

Proteção do patrimônio natural:
- criação e curadoria de coleções biológicas com representantes da fauna da região sudeste paraense;
- recebimento de material biológico testemunho coletado em licenciamentos ambientais de empreendimentos minerários dentre outros na região;
- intercâmbio de material biológico, com recebimento de amostras biológicas de várias das principais coleções biológicas do país.

Fim do conteúdo da página