Unifesspa sedia 60° Reunião Ordinária do Fórum Estadual do Parfor

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2015, 08h46
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Unifesspa sedia 60° Reunião Ordinária do Fórum Estadual do Parfor

A 60° Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Pará (FORPROF-PA), foi realizada no auditório da Unidade I do Campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nesta sexta-feira 21 de agosto.

Os representantes do Estado do Pará reuniram-se para discutir uma agenda de pautas prioritárias, iniciaram a reunião compondo a mesa, o Vice-reitor da Unifesspa  João Weyl, o Coordenador Estadual do FORPROF, José Roberto Silva, a representante da Pró-reitoria de Graduação – Unifesspa, Thaisa Campos, a Coordenadora institucional do Parfor - Ufopa,   Professora Raimunda Costa,  o Coordenador geral do Parfor - UFPA e atual presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Parfor (FORPARFOR), Professor Márcio Nascimento, a coordenadora do Fórum na Região Norte, Professora Janae Gonçalves, o coordenador do campus de Marabá - UEPA, professor Airton dos Reis. Estiveram também presentes no evento a coordenadora adjunta do Parfor - UFPA, professora Josenilda Maués, a professora Ana Clédina Rodrigues, coordenadora geral do Parfor – Unifesspa, a Professora Vanja Elizabeth, coordenadora local do PARFOR Marabá, os coordenadores do curso de Matemática, Professor Ronaldo Ripardo e Professora Elizabeth Sabino, o diretor do campus de Santana do Araguaia, professor Osmar Borges, secretários e secretárias municipais de educação, bem como representantes de Secretarias de Educação de vários municípios da região.

O vice-reitor da Unifesspa, João Cristóstomo Weyl, na sua fala inicial deu as boas-vindas aos participantes e fez um breve diagnóstico sobre o Parfor e a necessidade de uma maior garantia de recursos para conseguir atingir as metas desenhadas, expressou também a prioridade em realizar um replanejamento já em vistas ao ano 2016.

O presidente do FORPARFOR, professor Márcio Nascimento, ressaltou a representatividade e organização do Parfor/Pará, referência a nível Nacional. Ele também explicou a importância do Programa, que em cinco anos de existência já possibilitou a formação de aproximadamente 12.000 professores em todo o Brasil.

A reunião transcorreu com a discussão de pautas como a avaliação da oferta do Parfor Julho/2015,  e apresentação do calendário 2016, entre outras.

Entenda o que é

O  Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES, é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada de acordo com a LDB e oferece cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Segundo a coordenadora geral do Parfor/Unifesspa, professora Ana Clédina Rodrigues, existem atualmente 132 professores-alunos matriculados pelo Parfor/Unifesspa nos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia, aguardando o início das aulas que tem previsão para janeiro de 2016.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.