Unifesspa vai oferecer apoio psicológico on-line a profissionais que atuam no combate à Covid-19

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 17h53
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h44

Destaque Videoconferencia Psico Covid19 4A Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Fapsi/Unifesspa) está coordenando um projeto para garantir apoio psicológico a profissionais de saúde que estão atuando no combate ao novo coronavírus, em Marabá. Psicólogos da Unifesspa, da Prefeitura Municipal, psicólogos voluntários e alunos do curso de Psicologia, sob supervisão clínica, vão integrar esta rede de acolhimento.

O serviço de escuta psicológica poderá ser acessado por profissionais de saúde e de outras áreas como limpeza, vigilância e logística que atuam em hospitais, clínicas e postos de saúde. Os atendimentos serão realizados de forma on-line, utilizando os diversas meios digitais como whats app, skype, ligação telefônica, entre outras formas de mediação virtual.

O objetivo é oferecer apoio aos profissionais que estão expostos à rotina de cansaço, estresse, medo e outras dificuldades enfrentadas durante a pandemia, causada pelo novo coronavírus. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, mas também cozinheiros, vigilantes e terceirizados que estão lidando indiretamente com a crise epidemiológica, dentro das instituições de saúde.

Atualmente, são 1800 profissionais atuando na rede de saúde municipal, muitos deles nunca vivenciaram um momento de grave crise epidemiológica, e que podem vir a sofrer com os impactos dessa pandemia. Para definir os encaminhamentos do projeto, a Unifesspa promoveu uma reunião por vídeo-conferência, na manhã desta sexta-feira (24), com gestores da Saúde.

Com a presença da vice-reitora da Unifesspa no exercício da Reitoria, Idelma Santiago, foram discutidos detalhes importantes do projeto, como questões metodológicas, de logística e de comunicação. Um protocolo de intenções será assinado entre a Universidade e a Prefeitura para formalizar a ação voluntária.Reuniao ApoioPsi saude

“Esta é uma ação extremamente importante e que precisa começar o mais breve possível. Por isso, daremos agilidade nessa formalização e reforçamos o apoio da  Administração Superior para que a Unifesspa ofereça contribuições à sociedade, nesse momento difícil. Além dessa iniciativa, outras estão sendo somadas a exemplo do Painel Reflexão em tempos de crise, que criamos para dar contribuições científicas no enfrentamento ao novo coronavírus", destacou a reitora em exercício, Idelma Santiago.

A professora Katerine Sonoda, que já coordena uma ação de acolhimento psicológico para alunos da Unifesspa, destacou a relevância do atendimento on-line, serviço já regulamentado pelo Conselho Regional de Psicologia. “Sabemos que o atendimento presencial tem uma ação muito mais potente, porém, diante de uma situação de pandemia, que exige cuidado com a segurança de todos, os atendimentos on-line tem se mostrado muito viáveis. O atendimento remoto, especialmente em situações de crise como esta, possuem grande eficácia terapêutica”, disse.

O representante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Marabá, Márcio Holanda, elogiou a iniciativa da Unifesspa e falou da importância do serviço para a qualidade de vida dos profissionais, diante desse grave momento para a saúde pública. “Estamos muito agradecidos por esse apoio da Unifesspa. Acreditamos que será um trabalho fundamental para manter o equilíbrio dos nossos profissionais, em especial, os que estão na linha de frente. Esse serviço vai fortalecer ainda mais o trabalho de saúde pública oferecido à população de Marabá”, comentou.

A chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Unifesspa, Sheila Freire, aproveitou para agradecer aos gestores da saúde pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e parabenizou-os pelo forte interesse em firmar esta parceria com a Unifesspa. “Estamos dando início a uma ação muito importante que expressa a solidariedade e o amor de cada um que decidiu colaborar com este projeto. Chegou a nossa vez de fazer algo pelos nossos heróis da saúde, que estão lá cuidando, se arriscando pelo bem de todos nós”, finalizou.

Em breve, serão divulgados os canais disponíveis para acesso à escuta psicológica nos meios de comunicação oficiais da Unifesspa e da Prefeitura Municipal de Marabá. O material de divulgação será produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom Unifesspa).

Também participaram da reunião virtual, a diretora da Faculdade de Psicologia da Unifesspa, Lúcia Cavalcante, o presidente do Comitê de Acompanhamento da Covid-19 na Unifesspa, Carlos Podalirio, a psicóloga, Poliana Ferreira, a assessora de Comunicação da Unifesspa, Laena Antunes, o diretor técnico do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Edinaldo Pereira Araújo; a diretora da equipe de Enfermangem do HMM, Michele Ane Teixeira de Santana Nunes; a coordenadora do Samu, Walternice dos Santos Vieira; a coordenadora de Atenção Básica do Município, Mônica Borchart Nicolau e o psicólogo Diego Rodrigues Vieira (Caps).