19 de agosto – Dia do Historiador

• Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2015, 15h12
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

19 dia do historiador

Na manhã, de quarta-feira, 19 de agosto aconteceu na Unifesspa, Cidade Universitária, a mesa redonda em alusão ao Dia do Historiador. Organizado pelo colegiado de história junto ao centro acadêmico Dina Teixeira, a mesa tinha como tema: “Dia do historiador: Desafios e perspectivas para a história do tempo presente”. Este dia comemorativo foi instituido em 2009, pela Lei n° 12.130, sancionada pelo ex-presidente da república José de Alencar.

Participaram da mesa-redonda discentes do curso de história e os Professores e historiadores Janailson Macêdo (Unifesspa), Cássio Augusto (Unifesspa), Erinaldo Cavalcanti (Unifesspa) e Airton Reis (UEPA) que apontaram a relevância do historiador na sociedade, e, seus desafios na pesquisa e na sala de aula.

Durante o evento, também foi abordada a importância das utilidades práticas do estudo da história, ressaltando a participação do historiador como agente que problematiza assuntos pertinentes no corpo social, e seu papel ao lembrar à sociedade do seu passado para que os erros antes cometidos não sejam repetidos.