Nota de Pesar pelo falecimento da professora Solange Cristo

• Publicado: Domingo, 29 de Março de 2020, 13h30
  • Última atualização em Domingo, 29 de Março de 2020, 15h08

Destaque Nota PesarCom imenso pesar, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comunica o falecimento da professora Solange Conceição Albuquerque de Cristo, ocorrido ontem (28/03), em Belém, cidade natal da docente. O corpo dela foi enterrado esta manhã (29), no Cemitério Santa Isabel, sob comoção e homenagens.

Desde 2014, a professora Solange Cristo integrava o corpo docente do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Unifesspa, destacando-se pela grande disposição em contribuir e aprimorar o ensino público superior, tornando-se um dos pilares do curso de Saúde Coletiva. Recentemente, ela havia retornado às atividades acadêmicas na Unifesspa, após afastamento para pós-doutorado.

Seus estudos e larga experiência na área de Serviço Social da Saúde trouxe enorme contribuição às pesquisas e debates sobre Políticas Públicas de Saúde em nosso país. Ela integrava a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, desenvolvida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Além da intensa atividade acadêmica, Solange Cristo atuou profissionalmente em instituições de saúde como Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP; Prefeitura Municipal de Belém, chefiando uma unidade municipal de saúde; e Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes, APACC, Brasil, ocupando cargo de presidente.

Também foi docente em outras instituições de ensino como a Universidade Federal do Pará, Universidade Católica de Salvador e Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.

Solange Cristo foi exemplo de amor e dedicação ao serviço público. Na Unifesspa, era imensamente querida pelos colegas professores, técnicos e muito admirada pelos alunos, chegando a ser homenageada pela primeira turma do curso de Saúde Coletiva na colação de grau.

Registramos nosso agradecimento e singela homenagem a esta honrada professora e manifestamos solidariedade aos amigos e familiares neste momento de despedida.