Inscrições do Processo Seletivo Especial para Educação do Campo são prorrogadas

• Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 17h41
  • Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 19h07

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Especial (PSE) para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. O curso é destinado aos candidatos que atuam como educadores do campo e não possuem formação de nível superior. Também podem concorrer às  vagas, os candidatos que pertencem a comunidades do campo, preferencialmente, sem graduação. Agricultores,  extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais são o público-alvo desta seleção. Ao todo, são ofertadas 60 vagas, sendo duas destinadas a candidatos com deficiência. Acesse o edital!

O curso de Licenciatura em Educação do Campo visa atender à demanda por formação superior dos Educadores das Escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino. São consideradas Comunidades do Campo os grupos e populações organizados que habitam os espaços geográficos do campo (terra firme, florestas, várzea e das águas) e possuem relações sociais de vizinhança, parentesco, situação comum de interesses, identidade e formas de ação comum, ligados a esses espaços geográficos.

Inscrições prorrogadas

Os interessados em concorrer às vagas têm até às 18h do dia 2 de maio para realizar a inscrição. As solicitações de inscrição e acompanhamento serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico http://pse.unifesspa.edu.br . No ato da inscrição, o candidato deve escolher se deseja concorrer pela ampla concorrência ou pelas vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Além disso, devem fornecer os seguintes documentos comprobatórios: Declaração de Pertencimento e Histórico escolar do ensino médio. A declaração de pertencimento deve ser emitida e assinada por lideranças/representantes locais das populações de origem do candidato.

A entrega da documentação também deverá ocorrer, exclusivamente, de forma online, tendo em vista a suspensão das atividades acadêmicas da Unifesspa, como medida de prevenção ao avanço do novo coronavírus. Os documentos solicitados poderão ser anexados on-line (em formato Pdf ou JPEG), no próprio formulário de inscrição no site de inscrição.

As datas das demais etapas do processo PSE 2020.1 constantes Edital N.º13 – UNIFESSPA, DE 11 MARÇO DE 2020 estão suspensas, sendo divulgado novo cronograma após retorno das atividades na Unifesspa.