Neurociência da Sexualidade é tema da VII Semana do Cérebro de Marabá

• Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 18h18
  • Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 15h17

neurociencia

A Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá (Neuroliga) promove, no mês de março, a VII Semana do Cérebro de Marabá. Este ano, o evento vai discutir com a comunidade acadêmica e sociedade questões sobre a sexualidade humana.

Serão debatidos temas envolvendo a relação entre desenvolvimento humano, afetividade, corporalidade e identidade. As inscrições começam no dia 25 de fevereiro e devem ser feitas pela internet (acesse o site). O evento acontecerá na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Marabá, no período de 18 a 22 de março.

O professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Caio Maximino, que integra a Neuroliga, explica que o tema foi proposto pelos ligantes. "A motivação é trazer uma discussão mais ampla e franca sobre sexualidade em um momento em que o conservadorismo está em alta", disse.

Durante dois dias, estão previstas mesas-redondas, minicursos, exibição de filmes e palestras. Confira a programação

O evento acontece há sete anos e vem promovendo espaços de diálogo e debate com a comunidade externa, atuando além dos muros da universidade.

“Fora da Universidade, estamos planejando dois Laboratórios Abertos de Práticas em Neurociências. Uma atividade em que levamos materiais (jogos, quebra-cabeças, microscópios, e peças anatômicas) para escolas do ensino fundamental, e intervenções em espaços públicos, incluindo praças e o shopping”, detalhou.

A Neuroliga é um programa de extensão que surgiu na UEPA em 2014, e se expandiu para a Unifesspa em 2015, agregando estudantes e professores nos estudos sobre neurociência.

Sobre o evento

No Brasil, eventos em diversas cidades são incentivados pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) que busca congregar todos aqueles que estejam envolvidos no ensino, divulgação ou estudo de algum ramo das neurociências, na chamada Semana Nacional do Cérebro.

O evento consolida-se também como uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.