Calourada 2020: Unifesspa prepara programação especial de recepção dos novos estudantes

• Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 17h15
  • Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 15h02

Calourada2020ProgramacaoFaltam poucos dias para o início do semestre letivo regular e a Unifesspa se prepara para recepcionar os mais de mil novos estudantes que ingressarão nos 42 cursos ofertados pela Instituição.

Uma programação especial foi elaborada para acolher os calouros num clima de alegria e descontração. A Calourada 2020 vai acontecer de 4 a 6 de março, com programação de abertura simultânea em todos os campi da Unifesspa.

Para marcar essa nova fase na vida dos estudantes, estão sendo organizadas oficinas, exposições, mesa-redonda, além de atividades culturais que irão colaborar com o processo de integração dos novos alunos. Com o tema “Diversidade, Conhecimento, Transformação: Somos Unifesspa”, a universidade busca contribuir para que os novos alunos tenham a compreensão da Unifesspa como um espaço de diversidade, que constrói conhecimento de excelência e produz transformação social.

Realizada anualmente, a Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa tem o compromisso de apresentar a estrutura e serviços da Unifesspa, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias, facilitando o início da vida acadêmica dos novos discentes.

Programação

No campus Marabá, a programação será distribuída nas três unidades. A abertura da Calourada, no dia 4 de março, será realizada na Unidade I (Folha 31), às 17h, mas a partir das 15h já estará acontecendo o credenciamento e entrega dos kits do Calouro.

O reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro e representantes dos segmentos que integram a instituição darão as boas-vindas aos novos alunos. “O momento de recepção dos novos alunos é sempre muito especial. Recebemos os nossos calouros com muita alegria e, juntos, renovamos o compromisso de fazer uma universidade cada vez melhor”, destacou o reitor.

Vídeos institucionais com histórias de alunos e egressos da Unifesspa serão exibidos ao longo do evento, ressaltando o tema central da Calourada e demonstrando o papel transformador de uma universidade pública e gratuita. O Coral da Unifesspa também preparou um repertório especial para acolher os novos estudantes, na abertura do evento.

O segundo dia da programação (5/03) acontecerá, na parte da manhã, na Unidade III (Cidade Jardim), com a exposição dos diversos setores da universidade. Os alunos poderão visitar os estandes das diversas unidades administrativas e receber informações úteis para a vida universitária, a exemplo das ações e programas de assistência estudantil, apoio psicossociopedagógico, projetos de acessibilidade e inclusão acadêmica, programas de estágio e monitoria, entre outras oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Pela manhã, também acontece a mesa-redonda que aborda a temática central do evento, com a presença de egressos, estudantes e professores que representam a diversidade no ambiente acadêmico.

Já no turno da tarde, a partir das 16h, os calouros irão até a Unidade II (Folha 17), onde ocorrerão diversas oficinas que contemplam temas como Normas para trabalhos acadêmicos, Jogos de Teatro, Educação Financeira, Empreendedorismo, entre outros. Também acontecerá o "Espaço estudantil: estudantes conhecendo a Universidade", um  momento preparado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na sexta-feira (6), ao longo do dia, acontecem as programações específicas de cada Faculdade e, à noite, o encerramento da Calourada será na Unidade I (Folha 31), com as atividades culturais e show de encerramento. "Todos os anos encerramos a calourada com uma grande festa cultural, momento de grande interação da comunidade acadêmica. Este ano, vamos refletir sobre a importância do nosso Tapiri na cena cultural marabaense. Esse espaço dentro da nossa universidade tem sido referência, ao longo de anos, para a promoção da cultural local. A cultural de encerramento contará com a participação de diversos artistas que iniciaram ou viveram parte da sua trajetória no Tapiri na música, na poesia, fotografia, nas artes cênicas", explicou Claudiana Guido, uma das organizadoras do evento.

A programação da Calourada 2020 foi planejada de forma descentralizada, permitindo uma maior integração entre os alunos que estudam nas três unidades. O objetivo é fazer com que eles possam conhecer as diferentes estruturas e interagir entre os calouros e veteranos dos diversos cursos. Os novos estudantes também terão a oportunidade de participar da campanha de doação de sangue, anualmente, lançada na calourada, com apoio do Hemopa.

"Ao receber os novos estudantes, queremos refletir a nossa diversidade, a nossa capacidade de produzir conhecimento de excelência na nossa região e que dessa forma os alunos possam perceber as transformações que a universidade produz na vida dos sujeitos e das comunidades. Estamos nos empenhando para fazer um evento que maque o início da vida universitária desses alunos, contando com o engajamento de todos os setores da Unifesspa", ressaltou Cleuzeni Santiago, integrante da coordenação geral do evento.

Confira a programação completa em PDF!

Confira a programação completa em Libras!