Comunidade acadêmica e sociedade comemoram início das obras do Ateliê de Artes Visuais da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 20h06
  • Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 09h00

Destaque pedra atelie A comunidade acadêmica da Unifesspa comemorou, nesta sexta-feira (7), o início das obras de uma importante estrutura para o desenvolvimento da arte e da cultura. Numa solenidade bastante prestigiada, foi lançada a pedra fundamental do Ateliê de Artes Visuais, que irá beneficiar centenas de alunos e professores do curso de Artes Visuais da Unifesspa, além de educadores e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino da região.

Em um ano, a Unifesspa pretende inaugurar o ateliê que irá oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade um espaço com mais de mil metros quadrados, contemplando toda a estrutura necessária para a realização de projetos de artes visuais. Produções artísticas em diversos segmentos como a pintura, a escultura, gravura e fotografia ganharão novo impulso na Unifesspa, fortalecendo ainda mais a produção cultural e artística na região.

O estudante Luanderson Santos prestigiou o evento com muito entusiasmo e disse que a infraestrutura de um ateliê é fundamental na formação do estudante de Artes Visuais. No sexto período do curso, ele está ansioso pelo novo espaço e pela possibilidade de desenvolver novas técnicas de artes visuais. PedraFundamental

Para iniciar a obra, a Unifesspa conta com recursos de emenda parlamentar, no valor de R$450 mil, indicada pelo deputado federal Edmilson Rodrigues. “É gratificante estar na luta coletiva em favor da educação. A Unifesspa está cumprindo seu papel social mostrando que a educação é o caminho para a transformação. O curso de Artes Visuais da Unifesspa, apesar de bastante recente, já é reconhecido como um dos melhores do Brasil”, elogiou.

O reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, destacou o ateliê como mais um espaço de forte integração com a sociedade. “A arte e a cultura são instrumentos de formação cidadã e a universidade cumpre mais essa importante missão ao ofertar muito mais que um prédio, um lugar de democratização da arte e do conhecimento”, afirmou.

Avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação, o curso de Artes Visuais da Unifesspa vem formando profissionais capacitados para atuar como artista, professor ou arte-educador, promovendo o processo de aprendizagem nas artes visuais e impulsionando a pesquisa em arte e produção no âmbito cultural e social.

O diretor do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), Prof. Dr. Alexandre Santos, ressaltou a importância do curso diante da carência de profissionais qualificados atuando na região e a qualidade do ensino ofertado pela Unifesspa. “O curso de Artes Visuais formou sua primeira turma no ano passado, todos estão empregados em escolas ou entidades culturais. Estamos formando profissionais para a atuação crítica e criativa nas diversas atividades relacionadas às artes visuais, especialmente, levando em conta a carência de profissionais qualificados atuando na região de abrangência da Unifesspa”, comemorou.

Também prestigiaram a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental, realizada no auditório da Unidade III, o vereador Ilker Moraes, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Corrêa; o secretário de infraestrutura da Unifesspa, Lucas França; o secretário municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Ricardo Pugliese, representando o prefeito de Marabá, Tião Miranda; Ademar da Luz Filho, representando a secretária municipal de Educação, Mariuza de Oliveira Leite; e a discente Isabela dos Santos Gomes, representando os estudantes do curso de Artes Visuais.