Unifesspa integra pesquisa internacional sobre narrativas históricas nos livros didáticos

• Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 11h22
  • Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h20

erinaldo p materiaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está entre as 20 universidades participantes do projeto internacional “Las Ciencias Sociales en lo àmbito iberoamericano: análisis de libros de texto”, desenvolvido pela Universidad de Zaragoza, na Espanha. A Unifesspa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) são as únicas no país a integrar o projeto, que envolve outros seis países iberoamericanos.

A participação da Unifesspa se dá por meio do Laboratório e Grupo de Pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo), coordenado pelo Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti. O objetivo dos pesquisadores é entender como fatos considerados essenciais na história da América Latina e parte da Europa são ensinados por meio dos livros didáticos. Nesses estudos, serão analisadas as representações e narrativas adotadas nos textos escolares sobre questões ligadas à democracia, à ditadura, às minorias, personagens, paisagens históricas, entre ourtros temas e eventos.

Na Unifesspa, o grupo de estudos liderado pelo professor Erinaldo vem se destacando na produção de pesquisas dentro dessa temática e, por essa razão, o professor foi convidado a integrar o projeto. “O livro didático continua sendo, não só no Brasil, o instrumento de trabalho mais importante de uma larga maioria dos professores. Isso demonstra a grande importância de se entender esse material e essas narrativas. É por meio desse instrumento que os jovens estudantes em processo de escolarização têm acesso às histórias do seu país e do mundo, então, compreender como essa narrativa é constituída é de fundamental importância", explicou o professor Erinaldo Cavalcanti.

No final do ano passado, ele se reuniu com o grupo de pesquisadores, em Barcelona, onde foram iniciados os diálogos e demarcadas as atividades do projeto. "No final de fevereiro, será feito o primeiro compartilhamento em dados desse processo de catalogação, de construção das informações. A universidade passa a agregar uma das instituições parceiras e a gente espera elevar o nome da nossa universidade. Um dos objetivos a médio prazo é criar as condições para a circulação de pesquisadores, mestrandos e até mesmo graduandos que tenham como foco de pesquisa essa questão ligada a livros didáticos", concluiu Cavalcanti, destacando a importância do projeto para a internacionalização das ações desenvolvidas na Unifesspa.