Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IEDAR realiza seminário sobre "Sistema de Contas Nacionais"

  • Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 09h30
  • Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 11h31
  • Acessos: 1520

Sem Contas Nacionais IEDAR 0930 webO Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, no final do mês passado, o seminário “Sistema de Contas Nacionais”. O evento é uma das ações do projeto “Matriz de Insumo – Produto Inter-Regional Do Sul e Sudeste do Pará”, desenvolvido pelo Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam).

Estudantes, pesquisadores e acadêmicos vinculados ao projeto participaram do seminário que teve como objetivo apresentar informações introdutórias sobre como se constitui a Tabela de Recursos e Usos (TRU) e quais são as bases de dados para produzir essas tabelas.

Como palestrantes, o evento contou com a participação dos professores Giliad Silva (Unifesspa) e Ellen Claudine (UFPA); do ex-gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Frederico Cunha; e do ex-presidente do IBGE e atual pesquisador na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Olinto. 

O coordenador do Lacam, professor Giliad Silva, explica que será realizada uma segunda rodada de minicursos e seminários, com o objetivo operacional, ou seja, como a base de dados que foi instruída, neste primeiro seminário, se transforma em Tabela de Recursos e Usos (TRU).

O professor destaca a importância do projeto e como a sociedade irá usufruir dos resultados alcançados. “A sociedade se beneficia porque irá saber o quanto da renda fica disponível e também entender como se estrutura economicamente a região mineradora e as regiões, que de algum modo, sofrem impacto”, ressalta.

Sem Contas Nacionais IEDAR 0955 webPara o ex-presidente do IBGE e atual pesquisador na Fundação Getúlio Vargas, Roberto Olinto, o projeto é desafiador. “Ele traz a necessidade de você identificar o sistema estatístico, visando as contas da região sul e sudeste, tendo Marabá como centro”, diz.

Para Olinto, o foco particular do projeto é no Sistemas de Contas Nacionais, de forma que se possa organizar as estatísticas de como uma região do estado pode ter uma estrutura economicamente coerente, que permita analisar a economia local. “O aluno coloca em prática tudo que foi aprendido na teoria em sala de aula, tendo em vista que é um projeto que tem objetivos, não apenas um exercício acadêmico”, finaliza.

Sobre o projeto

O projeto "“Matriz de Insumo – Produto Inter-Regional Do Sul e Sudeste do Pará” é financiado pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e tem por objetivo elaborar Tabela de Recursos e Usos (TRU's) e Matriz de Insumo-Produto (MIP), com o recorte regional e apresentar as origens do sistema de contas nacionais e suas particularidades no recorte regional, a possibilidade de utilização de registros administrativos no sistema de contas regionais e desenvolvimento de sistema estatístico de acompanhamento econômico para os municípios da região.

"Participar deste projeto é muito gratificante. Realizar uma matriz regional, um produto de grande importância, dá a possibilidade de se propor várias pesquisas, a partir dos dados obtidos, podendo desencadear diversas propostas para o desenvolvimento regional. Além disso, é uma oportunidade única para nós (graduandos) de acessar conhecimento que a sala de aula não conseguiria nos proporcionar. Estar em diálogo com pessoas que já trabalham na área, nos dá perspectivas futuras de onde atuar", revela Vitor Marinho, bolsista do projeto. 

Fim do conteúdo da página