XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo - Participação dos alunos da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e do Mestrado do PDTSA

• Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 10h02
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E  SOCIEDADE NA AMAZÔNIA

Alunos da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, orientados pela Prof. Dra. Andréa Hentz de Mello, saíram nesta manhã do campus I rumo à cidade de Natal – RN para participarem do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), fundada em 20 de outubro de 1947, promove bienalmente o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), o mais importante evento da área no país e que reúne professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários e profissionais liberais ligados à Ciência do Solo. No ano de 2015, o CBCS chega à sua 35a edição em coincidência com o Ano Internacional dos Solos, uma resolução da FAO (Food and Agriculture Organization), aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em dezembro de 2013. O XXXV CBCS será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A (EMPARN), que tem como missão gerar, adaptar e transferir conhecimentos e tecnologias para o Estado do Rio Grande do Norte, tendo como parceiras a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/SOLOS).

O XXXV CBCS terá com tema central “O Solo e suas Múltiplas Funções”, na qual a discussão em Ciência do Solo deve abranger a diversidade de funções desempenhadas pelo solo e envolver aspectos agrícolas, ambientais, ecológicos, sociais e econômicos, provocando e convocando todos os setores da sociedade, bem como as ciências afins, para a discussão do solo dentro de uma visão ampla e multidisciplinar.

Vinte e oito (28) trabalhos provenientes dos programas de bolsa de iniciação científica (Pibic), de extensão (Pibex), Pró Amazônia, Biomas Amazônia e Convênio Sindicerv serão apresentados na forma de resumos expandidos pelos alunos bolsistas coordenados pela Prof. Dra. Andréa Hentz.