Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da Unifesspa publica artigo em revista temática sobre espaço, sociedade e natureza na Amazônia

  • Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 16h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 16h13
  • Acessos: 489

revistaO Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Eudes Leopoldo, fortalece a proposta de mestrado em Geografia com o texto publicado na Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), sob a temática “Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do século XXI”.

Nesta edição, a revista aborda questões relacionadas à Amazônia, a partir do ponto de vista da sociedade e da atual conjuntura política. De acordo com o prof. Eudes, a publicação evidencia resultados e discussões de pesquisadores da fronteira do sul e sudeste do Pará e, em geral, da Amazônia, bem como de importantes geógrafos do Nordeste, no sentido de unir esforços para pensar e problematizar essa região tão complexa e dinâmica, trazendo diferentes olhares e abordagens da Geografia.

"Esses estudos cruzados permitem compreender as evidências que colocaram a Amazônia no centro do mundo, em outras palavras, no centro das questões mundiais, justamente quando a natureza se torna, ela mesma, a chave de redescoberta das simultaneidades espaciais. Essa edição também evidencia o trabalho coletivo realizado pelos geógrafos da Unifesspa, que vem assumindo desafios e projetos necessários para contribuir na transformação da fronteira, da Amazônia e do Brasil", ressalta o professor. 

Parte dos artigos utilizados para a produção desta temática são do “Seminário: As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira”, realizado em agosto do ano passado, em Xinguara, pela Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM/IEDAR) e com o Grupo de Pesquisa em Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe). Outra parte é fruto de convite especial dos editores da RCGS visando compor um panorama representativo da diversidade que a temática exige.

O texto do artigo publicado, está disponível no link: http://www.uvanet.br/rcgs/

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página