Professor da Unifesspa publica artigo em revista temática sobre espaço, sociedade e natureza na Amazônia

• Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 16h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 16h13

revistaO Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Eudes Leopoldo, fortalece a proposta de mestrado em Geografia com o texto publicado na Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), sob a temática “Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do século XXI”.

Nesta edição, a revista aborda questões relacionadas à Amazônia, a partir do ponto de vista da sociedade e da atual conjuntura política. De acordo com o prof. Eudes, a publicação evidencia resultados e discussões de pesquisadores da fronteira do sul e sudeste do Pará e, em geral, da Amazônia, bem como de importantes geógrafos do Nordeste, no sentido de unir esforços para pensar e problematizar essa região tão complexa e dinâmica, trazendo diferentes olhares e abordagens da Geografia.

"Esses estudos cruzados permitem compreender as evidências que colocaram a Amazônia no centro do mundo, em outras palavras, no centro das questões mundiais, justamente quando a natureza se torna, ela mesma, a chave de redescoberta das simultaneidades espaciais. Essa edição também evidencia o trabalho coletivo realizado pelos geógrafos da Unifesspa, que vem assumindo desafios e projetos necessários para contribuir na transformação da fronteira, da Amazônia e do Brasil", ressalta o professor.

Parte dos artigos utilizados para a produção desta temática são do “Seminário: As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira”, realizado em agosto do ano passado, em Xinguara, pela Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM/IEDAR) e com o Grupo de Pesquisa em Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe). Outra parte é fruto de convite especial dos editores da RCGS visando compor um panorama representativo da diversidade que a temática exige.

O texto do artigo publicado, está disponível no link: http://www.uvanet.br/rcgs/