FAMAT: Estudantes vão apresentar trabalhos durante Congresso Internacional no Uruguai

• Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 11h25
  • Última atualização em Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 11h33

estudantes famat congressoEstudantes da Faculdade de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (ICE/Unifesspa), tiveram trabalhos aprovados para serem apresentados na “II Jornadas Regionales de Investigación en Educación Superior”, que acontecerá entre 22 a 24 de abril de 2020, no Instituto de Perfeccionamiento y Estudios Superiores, em Montevidéu, no Uruguai.

Os alunos Gabriel Real de Oliveira, Larissa Santos Barbosa, Lenara Nunes dos Santos e Matheus Rosa Marinho, orientados pelos professores Dra. Maria Margarete Delaia, Dra. Katia Regina da Silva e Dr. Dióscoros Brito Aguiar Júnior, receberam cartas de aprovação de dois trabalhos.

Com a temática “El protagonismo de la enseñanza superior pública en contextos nacionales críticos”, o evento objetiva promover a acumulação de conhecimento e o fortalecimento do campo da educação superior e das instituições públicas, além de gerar um espaço de reflexão crítica e debate sobre assuntos prioritários da agenda educativa que requer novas e criativas formas de resolução.

Um dos trabalhos aprovados, para ser apresentado na modalidade Comunicação Oral, é intitulado "Estágio Supervisionado obrigatório em um curso de licenciatura em matemática: alguns resultados da articulação entre ensino, pesquisa e extensão", que apresenta resultados parciais de dois projetos de pesquisa, coordenados pelas professoras Dra. Maria Margarete Delaia e Dra. Kátia Regina da Silva. Ainda em andamento, ambos foram iniciados em 2019 e são vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e financiados pelo CNPq.

Outro trabalho, a ser apresentado na modalidade pôster, é intitulado “Laboratório de Ensino de Matemática: contribuições formativas para professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental", que apresenta resultados finais de um projeto de extensão, coordenado pela professora Dra. Maria Margarete Delaia, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/Proex), que foi concluído em novembro de 2019.

Professores e alunos iniciam agora a busca por recursos financeiros para custear a viagem.