Unifesspa sedia VIII edição do Seminário de Economia Política da Amazônia

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 18h05
  • Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 16h04

epa8edicaoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) sedia, pela primeira vez, o Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA). O evento está em sua VIII edição e convida todos a discutir o desenvolvimento, a diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira, no período de 4 a 6 de dezembro.

Seguindo sua tradição no debate em Economia Política na/da região, o VIII EPA realiza sua maior edição reunindo em doze mesas-redondas pesquisadores de nove instituições do Brasil e exterior. Em perspectiva interdisciplinar, o evento coloca em pauta temas que relacionam a sustentabilidade e a diversidade social e produtiva nos territórios amazônicos: das experiências concretas de territórios comuns na Amazônia às pressões e transformações na agricultura familiar no planalto santareno, das dinâmicas de produção de commodities aos efeitos econômicos da minerodependência em municípios mineradores.

Das dinâmicas territoriais, o seminário põe em tela os conflitos de atores sociais e seus projetos de desenvolvimento no sudeste paraense, as multidimensões da pobreza na Amazônia Oriental e questões relacionadas à dinâmica econômica e planejamento urbano para pensar alternativas de desenvolvimento para a Amazônia, destacando o Urbano Natural como perspectiva elementar.

Em consonância com acontecimentos recentes na região, a programação também propõe discutir as relações entre o mercado de terras e o desmatamento na Amazônia Oriental Brasileira.

Além das mesas de debate, o encontro prevê uma homenagem a Chico de Oliveira, expoente sociólogo brasileiro falecido este ano, além do lançamento da mais recente obra do professor Francisco de Assis Costa, A Brief Economic History of the Amazon em Marabá, revisitando a pesquisa sobre história econômica e social da região, debatendo além das experiências históricas, perspectivas atuais e futuras da Amazônia. Confira a programação completa!

O VIII EPA é realizado pelo Grupo de Pesquisa “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” (Dadesa), coordenado pelo Prof. Dr Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPA e com o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O evento conta ainda com o apoio da CAPES, FAPESPA e de grupos de pesquisa localizados em diversas universidades e instituições como as próprias UFPA e Unifesspa, além da UFT, o INPE, a UFMG, a PUC/RS e a UNB. Voltado para alunos de graduação, pós-graduação, professores e todos os interessados nos debates promovidos, haverá emissão de certificados após o evento.

Serviço:

Seminário de Economia Política da Amazônia- Desenvolvimento, diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira.

Datas: 4 a 6 de dezembro de 2019

Local: Campus I e III da Unifesspa

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKAMStwXtGqSF1oGRvzdVt7oK6k_FSUJfa5QccuuC2ed7hoQ/viewform