PPGQ: Aluno da Pós-Graduação em Química vence premiação em congresso internacional

• Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 08h49
  • Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 11h24

apresentacao de bannerO mestrando Raulem Santana Santos, do Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi um dos premiados durante o 7th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP/XXXIII RESEM). A conferência ocorreu no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 de novembro, e teve apoio da Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Com orientação do Prof. Dr. Sebastião da Cruz Silva e co-orientação do Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino, o trabalho intitulado “Prospecting bioactive substances produced by Bacillus isolated from cave” (Prospecção de substâncias bioativas produzidas por Bacillus) foi apresentado em forma de banner e recebeu premiação de melhor trabalho do evento.

Sem fins lucrativos, esse Congresso Internacional busca promover o desenvolvimento da ciência e a excelência da Química de Produtos Naturais em todo o mundo.  É uma oportunidade que os pesquisadores da área têm para discutir os assuntos relacionados a diferentes aspectos do trabalho em produtos naturais.

O trabalho

A pesquisa premiada tem por objetivo realizar o estudo biomonitorado de duas linhagens bacterianas, CV26A e CV26B (isoladas de cavernas da cidade de Altamira-PA), frente a célula tumoral B16F10 (melanona) e célula 3T3 (fibroplasto) via método MTT. As bactérias foram identificadas por análise de sequências de DNA codificante do RNA ribossomal, a partir das análises filogenéticas das sequências de DNA de ambas as linhagens foi verificado agrupamento com a espécie Bacillus subtilis.

O cultivo das bactérias para produção de biomassa foi feito em meio de cultura líquido Luria-Bertani (LB) e para a escolha do período ideal de desenvolvimento microbiano visando à produção de biocompostos, foi feita uma otimização a partir de uma curva de crescimento.No estudo de viabilidade celular destacaram-se os extratos CV26AI30H, CV26AM40H e CV26BM30H em função das medidas de concentração inibitória mínima (IC50)”

O trabalho é desenvolvido, em parceria,com o grupo de pesquisa de Produtos Naturais da Unifesspa, compostos pelos professores Sebastião da Cruz Silva, Ulisses Brigatto Albino, Darlisson Alexandria dos Santos, Marilene Nunes Oliveira e Simone Yasue Simote Silva e o grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto aos professores Katia Sabrina Paludo e Giovani Marino Favero.