Diálogos Internacionais: Palestra do PDTSA aborda formação multicultural e experiências de intercâmbio

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h29
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h41

dialogos pdtsaCom o tema “De Barcelona para Marabá: a experiência de migrar como formação multicultural”, foi realizada ontem (12), em Marabá, mais uma palestra do “Diálogos Internacionais”. A ação é promovida pelo o Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Ministrada pelo professor Sergio Redón, do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), a palestra abordou o contexto das universidades no Brasil e no mundo, como foi o processo migratório, a formação cultural e os desafios que o professor vivenciou ao se mudar da Espanha para o Brasil.

Compartilhando experiências culturais e acadêmicas, incluindo a adaptação a um novo idioma, comportamentos, culturas e outros aspectos diferentes de sua realidade, Redón falou sobre programas que oferecem oportunidade de bolsas de intercâmbio para estudantes, dentro e fora do Brasil.

Sob o ponto de vista acadêmico, o professor abordou as dinâmicas que levaram ao surgimento e desenvolvimento das cidades amazônicas, utilizando como base teórica estudos de Bertha Becker, entre outros.

Na oportunidade, dialogou como as cidades podem ser centro de inovação e o papel das universidades nesse sentido. “As inovações não precisam ser, necessariamente, físicas.  Elas podem ser uma pesquisa, uma tese, um estudo. Daí a importância das universidades”, explica Redón.

Dialogos pdtsa1“Foi uma riqueza ouvir essas experiências, pois me ajudou a pensar, de forma diferente, minha própria região. A palestra abriu questões que até então não estavam nas minhas perspectivas de pesquisa”, afirmou a estudante Marília Correa, mestranda do PDTSA.

A coordenadora do CEI, professora Edma do Socorro Silva Moreira, explica que o propósito do CEI é o avanço do PDTSA na internacionalização do mestrado e da pós-graduação na Unifesspa. “Essa atividade visa contribuir com o debate maior entre estudantes, professores e pesquisadores, no sentido de proporcionar e socializar experiências interculturais”,

Atualmente, o Mestrado PDTSA recebe dois alunos do programa de intercâmbio da Organização dos Estados Americanos (OEA), vindos do México e Colômbia. “Uma pós-graduação tem que ser local, mas precisa proporcionar a possibilidade de experiências fora do país. Esperamos que nossos alunos do mestrado também possam ir para o exterior e ter essa experiência que é tão rica na formação intelectual e humana desses profissionais”, destaca a professora Edma.

Recentemente foi firmado convênio com IRD, visando construir possibilidades de intercâmbio para alunos e professores. O CEI também atua com o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), para realização de mobilidade acadêmica dentro do país.