HackaSiemens: Alunos da Unifesspa ganham primeiro lugar em evento de inovação tecnológica

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 11h20
  • Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 11h32

Siemens 1O estudante de Engenharia Elétrica João Henrique Oliveira de Assis e a estudante de Engenharia Química Nathália Rodrigues - alunos do Instituto de Geociências e Engenharias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IGE/Unifesspa), participaram do Hackathon da Siemens (HackaSiemens) realizado no Rio de Janeiro -RJ, no período de 29, 30 e 31 de outubro.

Com o propósito de encontrar novos parceiros de negócio, fazer com que clientes da Siemens pensem de forma inovadora e introduzi-los na Indústria 4.0, foi realizado o 4º HackaSiemens do Brasil. Inspirado no modelo Hackathon (reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico), o desafio objetivou a busca da solução de problemas reais de empresas do mercado. As etapas desse processo foram todas presenciais, tendo sido selecionados, de todos os inscritos, 32 participantes.

Os participantes selecionados concorreram a um prêmio de R$ 5 mil reais; treinamentos do MindSphere, além de 1 ano de licença de desenvolvimento na plataforma MindSphere.Siemens 2

O 4º HackaSiemens visa criar uma primeira versão de um aplicativo, baseado na Internet das Coisas (IoT), para resolver um desafio de uma plataforma de extração de petróleo, a fim de conectar a infraestrutura física ao mundo digital, permitindo que você descubra insights transformadores para o cliente da empresa. Após o prazo de uma semana para os participantes desenvolverem uma solução; chegou a vez dos alunos da Unifesspa apresentarem-na no HackaSiemens, no último dia 7 de novembro.

"Quero agradecer imensamente aos professores da Unifesspa que me ajudaram financeiramente no pagamento das passagens. Agradeço ao nosso professor Fernando Gusmão que está fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e que também nos auxiliou com algumas ideias. Essa conquista representou muito a capacidade da universidade, mesmo com dificuldades estruturais e financeiras, conseguiu se destacar pela perseverança dos seus alunos. Nosso grupo foi composto por 4 pessoas e nos esforçamos muito para ganharmos o prêmio de primeiro lugar. Os R$ 5 mil reais foram divididos por igual entre os integrantes. Além disso, ganhamos 1 ano de uso do Sistema Operacional da Siemens - MindSphere (que facilita a automação de equipamentos no processo da indústria) e que trabalhamos durante o evento; tudo com o propósito de propagar mais o seu uso", argumentou satisfeito João Henrique.