Viagem de Campo do Curso de Ciências Biológicas a Reserva Biológica do Tapirapé

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 10h53
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O Sudeste Paraense possui um conjunto de unidades de conservação federais: três Florestas Nacionais (Tapirapé-Aquiri, Itacaiúnas e Carajás), uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e a Reserva Biológica (REBIO) Tapirapé, que juntas totalizam pouco mais de 800 mil hectares de áreas protegidas. A Reserva Biológica Tapirapé, criada em 1989, abrange uma área de 103.000 ha, e é a única unidade de proteção integral da região, isto é, uma área especialmente protegida, destinada a preservação de uma parcela da Floresta Amazônica. A REBIO é destinada exclusivamente para a realização de atividades de pesquisa e educação, sendo que a pesquisa depende de autorização prévia do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Neste contexto, os alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas/IESB, turma de 2014, desta Universidade, realizaram uma viagem de campo a esta Reserva Biológica, sendo a atividade parte integrante da componente curricular Prática de Pesquisa I. Os alunos permaneceram na REBIO por quatro dias, pondo em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, e realizando coleta de insetos, peixes e pequenos mamíferos. Os insetos coletados estão sendo triados e identificados no laboratório pelos alunos, assim como os peixes. Neste grupo foram encontradas espécies que indicam novas ocorrências para a região. O registro destas espécies demonstra a potencial diversidade da fauna preservada na REBIO, que tem como principal agente neste processo o ICMBio. No período que a equipe esteve na Reserva experiências inesquecíveis foram vivenciadas, como avistar uma onça pintada na margem do rio durante uma ida aos pontos de coleta, ea observação de uma diversidade de espécies e de diferentes ambientes. Esta atividade foi possível graças ao convênio firmado entre Unifesspa e ICMBio, ao esforço de Raimundo Façanha (Chefe da REBIO) e Walcicléa Cruz (analista ambiental da REBIO), das professoras Raquel Ribeiro, Cibelle Moreira e Alessandra Rezende (Curso de Ciências Biológicas), Cristiane Cunha (FECAMPO) e Sheila Gordo (Curso de Ciências Naturais) e dos guardas florestais que foram destacados para acompanhar esta atividade na REBIO do Tapirapé.

Arraia Coletada no Rio Tapirapé

Gavião Anta

Tracaja da Amazonia

Tracajá da Amazônia