Unifesspa vai inaugurar Laboratório de Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais nesta quinta-feira

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 08h41
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 08h42

Facsat 2A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai inaugurar o Laboratório de Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais (Lapex), da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (Facsat), nesta quinta-feira (07), na Sala 05 da Unidade I do campus de Marabá, às 18 horas.

A inauguração do Lapex ocorre no momento em que o curso de Ciências Sociais comemora 25 anos de existência na região sul e sudeste do Pará. Esta longa trajetória está marcada pela formação de cientistas sociais, pesquisadores e licenciados na produção de conhecimento a partir da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política.

O prédio do Lapex, um novo edifício com estrutura planejada especialmente para o laboratório encontra-se na Unidade I do Campus de Marabá, da Unifesspa. O prédio resulta de um dedicado trabalho para a ampliação das estruturas da Facsat e coroa o trabalho dos cientistas sociais que têm sua trajetória ligada aos 25 anos de existência do curso de Ciências Sociais na região.

O Lapex compreende um projeto que enraiza o tripé ensino, pesquisa e extensão nas atividades da Faculdade e irá proporcionar um espaço adequado para várias ações, envolvendo discentes e docentes. Suas três salas contemplam a sala de projetos, de acervo e a sala de estudos dos discentes.

Para comemorar os 25 anos e a conquista do novo espaço, haverá uma celebração, no próximo dia 07 de novembro, acompanhada de uma noite cultural. E no dia 08 de novembro será realizada uma mesa-redonda que abordará a perspectiva das Ciências Sociais sobre a região, com o debate "Depois que o cerco se fechou: conflitos na região sul e sudeste do Pará". O debate terá a participação de alunos egressos das Ciências Sociais, hoje professores da Unifesspa.