Unifesspa vai ofertar doutorado em Engenharia Civil

• Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h52
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 09h15

Reunião de Reitores 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está organizando a oferta de um novo programa de Doutorado Institucional (Dinter), em parceria com outras instituições de ensino do Pará e do Rio Grande do Sul. A proposta é de iniciativa do campus de Santana do Araguaia.

O Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) buscou parceria para a oferta do curso de doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A expectativa é ofertar, a partir do ano que vem, 20 vagas na primeira turma. Dessas, 10 serão destinadas à Unifesspa, 8 para o IFPA e 2 para a UEPA.

Ao firmar parcerias com instituições que ofertam programas de pós-graduação de alto nível, a Unifesspa busca investir na qualificação de seu quadro de professores e da comunidade acadêmica em geral. Além disso, quer potencializar pesquisas sobre questões locais, fixando esses profissionais em regiões tidas como periféricas para o desenvolvimento da ciência.

No início de outubro, o Instituto Federal do Pará (IFPA) passou a integrar a rede de oferta coordenada pela Unifesspa. A assinatura do acordo de cooperação ocorreu no Gabinete da Reitoria, em Marabá, e contou com a participação dos reitores da Unifesspa, Maurílio Monteiro, e do IFPA, Cláudio Alex da Rocha. Além do IFPA, UEPA e UFRA vão integrar a rede.

“Estamos convidando outras instituições para compor essa iniciativa, como já fizemos em outros programas de Doutorado Interinstitucional. Com isso, queremos produzir sinergias para obtenção de recursos de financiamento, de forma célere, e permitir a formação de profissionais qualificados em curto espaço de tempo”, declarou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

Nessa perspectiva, a Administração Superior da Unifesspa tem buscado obter recursos com agências de fomento para o desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-graduação. Em reunião realizada no mês passado, a Unifesspa conseguiu com a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) o financiamento de bolsas para o Dinter de Santana do Araguaia, além da ampliação de bolsas de pós-graduação com o programa Bolsa Pará.