Prorrogado o prazo de consulta pública à comunidade para o PDI 2020-2024 da Unifesspa

• Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 11h43
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 11h57

Destaque Bloco Central Opt2 5955A Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prorrogou o prazo de consulta pública até o dia 15 de novembro de 2019 visando ampliar as oportunidades de contribuição da comunidade na elaboração do PDI 2020-2024.

Após esse período será montado uma agenda com as unidades e institutos para realização de reuniões para participação presencial acerca do PDI, já considerando as contribuições colocadas no Participa.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Unifesspa, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

Isso significa o que se deseja alcançar em termos da forma de condução do trabalho, de estrutura para as atividades cotidianas, de objetivos a serem perseguidos; tudo isso precisa estar descrito em forma de planejamento estratégico. Outro aspecto importante das diretrizes é a transparência que deve existir na formação e na apresentação do PDI.

As atividades e investimentos previstos no PDI devem ser propostos dentro do cronograma apresentado e seguindo os trâmites próprios de cada tipo de demanda.

Através da construção do PDI, a Unifesspa realiza seu planejamento de forma coletiva e criativa, mas com fundamento na realidade existente e nos aspectos dessa realidade que se deseja modificar.

Como uma forma de organizar e canalizar a participação de toda comunidade acadêmica na definição do que precisa ser mudado, as diretrizes de elaboração indicam temas essenciais que são: projeto pedagógico da instituição, perfil do corpo docente, organização administrativa da instituição, infraestrutura física e instalações acadêmicas, oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeira, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Planejamento (Seplan/Unifesspa) pelo fone: (94) 2101-7139. Para acesso a Proposta de Minuta do PDI 2020-2024 clique aqui.