Curso de Saúde Coletiva vai promover simpósio sobre trânsito em Marabá

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 08h53
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 08h56

Simpósio SaúdeA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através da Faculdade de Saúde Coletiva vai promover no próximo dia 22 de novembro - um simpósio com discussões aplicadas às reflexões sobre os acidentes e eventos no trânsito no município de Marabá, bem como estratégias educativas direcionadas ao tema.

O evento acontecerá no Auditório da Unidade I, das 8h às 18h e contará com a participação de diversos órgãos ligados ao tema como o Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Marabá (DMTU), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Projeto Educa Mais Trânsito

O projeto Educa mais Trânsito é um projeto de extensão desenvolvido por estudantes e professores do curso de Saúde Coletiva e discentes dos cursos de Pedagogia e Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O projeto tem dentre seus objetivos a promoção de debates, reflexões e ações educativas, envolvendo universitários e a comunidade, a fim de contribuir para a conscientização e, principalmente, a sensibilização frente aos acidentes e eventos de trânsito no município de Marabá no Estado do Pará.

Diante do alto número de acidentes e eventos no trânsito, é necessário utilizar novas abordagens para se abordar o tema junto à população.

O projeto busca desenvolver novas estratégias educativas como a confecção de jogos, peças teatrais, palestras e produção de mídias informativas direcionadas aos diversos públicos no município, bem como fortalecer e contribuir para atividades já desenvolvidas. Propiciando um campo de práticas em educação em saúde com os sujeitos, para viabilizar a maior conscientização destes de que o trânsito não é um espaço de disputas, e sim de socialização e deslocamento entre os indivíduos.