Força da mulher Unifesspa: Campanha em apoio ao Outubro Rosa será lançada nesta quarta-feira

• Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 10h09
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h30

IMG 8387A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lança, nesta quarta-feira (16), em Marabá, campanha sobre cuidados e prevenção do câncer de mama, em apoio ao Outubro Rosa. Estrelada por servidoras da instituição, a campanha “Força da Mulher Unifesspa” objetiva oferecer conhecimento e dar apoio a quem precisa. Para isso, cada uma das servidoras, revela sua maior força interior.

Planejada e produzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom), com adesão de servidoras e apoio de parceiros externos, entre eles, o fotógrafo José Henrique, a campanha será lançada durante a programação da Semana de Saúde do Servidor da Unifesspa, que envolve uma série de outras ações, como palestras com oncologistas, testes rápidos e vacinação.

A primeita etapa de gravações com as mulheres Unifesspa contou com a participação da professora e diretora da Faculdade de Psicologia da Unifesspa, Lúcia Cavalcante, e da servidora Laranna Catalão, que compartilharam suas experiências sobre o tema.

O vídeo com os bastidores e apresentação da campanha será exibido durante a programação, que ocorrerá no auditório da Unidade III, a partir das 14h30. O material também será veiculado nas redes sociais da Unifesspa.

Segundo a assessora de comunicação da Unifesspa e idealizadora da campanha, Laena Antunes, “a Unifesspa sempre esteve comprometida com o Outubro Rosa. Com esta campanha, queremos mostrar a força da mulher na busca por conhecimento e prevenção, e despertar o sentimento de apoio e superação nas mulheres que estão passando por essa doença”, afirma.

IMG 8134Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil em 2019. “Reunir essas mulheres para falar de prevenção, saúde e amor, nos proporcionou momentos lindos e de muita aprendizagem. Esperamos conseguir transmitir isso na campanha”, destaca Laena.

Participaram da campanha, na produção: Laena Antunes, Dorys de Oliveira e Viviane Fialho; fotografia: José Henrique, Charles Pitter e Willian Cavalcante; edição de  imagens: Willian Cavalcante; direção e edição: Laena Antunes e Saulo Alves.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. (Fonte: INCA)