Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NOTA TÉCNICA PARFOR UNIFESSPA

  • Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h46
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 3452

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR

 

Esclarecemos a todos que a Unifesspa aderiu oficialmente ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR em julho de 2014, e desde então vem somando forças para implantar suas primeiras turmas.

Nesse sentido, foram formadas as turmas de Licenciatura em Matemática (Campus de Santana do Araguaia) e Licenciatura em Letras (Campi de Santana do Araguaia e de Rondon do Pará), além das turmas de Pedagogia (Campi de Rondon do Pará e de Xinguara), a partir da demanda apresentada pelos municípios e inscrição dos professores que apresentaram documentação pertinente à matrícula.

No entanto, no último dia 17 de junho foi emitida uma nota da Coordenação Nacional do PARFOR a todos os coordenadores institucionais no âmbito do Ministério da Educação, informando que “não há recursos para atender nenhuma turma nova do PARFOR”.

Dessa forma, informamos o cancelamento da 1.ª etapa do PARFOR Unifesspa, a qual iniciaria em julho deste ano, devido a falta de repasse dos recursos necessários pelo Ministério da Educação. Esclarecemos que as turmas formadas e devidamente habilitadas, tão logo se restabeleça tal repasse serão iniciadas nos seus devidos campi, o que ocorrerá em janeiro de 2016.

Esclarecemos ainda que esta situação atingiu todas as instituições que aderiram ao PARFOR e que somente algumas turmas já em andamento, especialmente aquelas em fase de conclusão do curso, não foram atingidas. A Reitoria da Unifesspa, juntamente com a Coordenação do PARFOR, equipe de coordenadores de curso e equipes locais lamentam o fato, uma vez que se empenharam ao máximo para assegurar o início da etapa neste ano de 2015. No entanto, a situação instaurada, por ser de ordem externa, fugiu à vontade institucional.

Esperamos que o problema seja o quanto antes sanado pelo Ministério da Educação, para que a Unifesspa possa cumprir os compromissos assumidos diante da demanda por formação de centenas de professores da Educação Básica da região Sul e Sudeste do Pará.

Marabá, 18 de junho de 2015.

Coordenação Geral Parfor Unifesspa

Fim do conteúdo da página