Resultados do Enade destacam qualidade dos cursos da Unifesspa; Direito e Psicologia conquistam nota 4

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 17h51
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 09h52

Enade 2O Conceito Enade, como é chamado oficialmente esse indicador pelo Ministério da Educação (MEC), é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos no Brasil. Ele representa o resultado de uma prova feita por universitários que serve para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares de cada curso de graduação.

O Enade é realizado todo ano, mas nem todos os cursos são avaliados ao mesmo tempo. O Inep e o MEC aplicam a prova anualmente, alternando entre três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Agrárias e áreas afins; Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins; e, por fim, Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e áreas afins. Essa divisão resulta em uma avaliação do mesmo curso a cada três anos.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) passou por mais essa avaliação e conquistou nota 4 nos cursos de Direito e Psicologia. Outros cursos também foram bem avaliados como o de Ciências Econômicas (3), Administração (3) e Ciências Contábeis (3).

O curso de Psicologia foi muito bem avaliado no quesito - Componente de Formação Geral. Os alunos concluintes do curso conquistaram a nota média de 55,3, enquanto que no Pará a média geral ficou em 52,4, na Grande Região em que a Unifesspa está presente, 46,5 e no Brasil, 49,4. Já no Componente de Conhecimento Específico, a nota média dos concluintes no curso foi 55,4, no Pará, 48,2, na Grande Região, 42,8 e no Brasil, 46,1.

"Foi maravilhoso receber a notícia sobre a nota 4 do nosso curso de Psicologia. Toda a equipe do curso trabalhou muito para ver tudo isso acontecer e ter como resultado a conquista da nota 4. Todos estão de parabéns porque foi com muito esforço e dedicação que esse conceito 4 foi alcançado. Sempre acreditei que a Psicologia iria conquistar seu espaço e se mostrar como um curso importante para a região", disse a aluna do curso Raissa Mendonça (21).

"O curso de Psicologia foi criado em meados de 2011 e 2012. O PPC do curso foi construído coletivamente ouvindo as demandas dos psicólogos da região e pensando na formação de profissionais que pudessem atuar nas áreas da saúde, do trabalho e das organizações. Desde o início não foi fácil implantar o curso de Psicologia em Marabá. Tínhamos muitas dificuldades tanto da ordem financeira (falta de recursos) quanto de pessoal, mas foi uma grata surpresa para nós ao ver que no primeiro vestibular o curso de Psicologia foi o segundo mais procurado da Unifesspa e continua ainda sendo bastante procurado. Hoje, a conquista da nota 4 no Enade mostra o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores, técnicos do Instituto e da própria reitoria que mesmo com pouco recurso conseguiu ajudar bastante no que foi possível. Nós só demonstramos com isso, que os profissionais que a Unifesspa está formando são extremamente qualificados e estão acima da média. Só posso parabenizar a todos e sentir-me feliz com mais esta vitória", argumentou o professor André Picolli, fundador do curso de Psicologia em Marabá.

Enade 1"Os alunos vêm sendo preparados ao longo do curso para obter um desempenho excelente e efetivo não apenas nas avaliações do MEC, mas principalmente em concursos e processos seletivos que promovam a inserção deles no mercado de trabalho. Estamos construindo uma Psicologia comprometida, socialmente responsável e cientificamente embasada no meio da Amazônia", destacou a coordenadora do curso Lúcia Cavalcante.

Para o curso de Direito o componente da Formação Geral também foi destaque na avaliação do Enade. A média dos concluintes no curso foi 60,5, no Pará, 51,0, na Grande Região, 48,2 e no Brasil, 49,4, ficando muito acima da média do País. No Componente de Conhecimento Específico, a nota média dos concluintes do curso de Direito também ficou acima da média nacional ficando assim: Direito Unifesspa - 47,6, no Pará, 38,8, na Grande Região, 37,6 e no Brasil, 38,9.

Como funciona

A nota do Enade da instituição funciona como uma espécie de aval. É a certificação do MEC de que você recebeu uma formação de qualidade. Esse resultado pode servir de critério para recrutadores na hora de contratar um profissional, especialmente quando for necessário decidir entre candidatos com perfis muito semelhantes.

As provas feitas pelos estudantes geram a famosa nota do Enade: que vai de 1 a 5, sendo que 1 significa resultado não satisfatório e 5 é igual a satisfatório. A nota do Enade é calculada com a combinação de três avaliações: uma prova para estudantes que cursaram até 25% de uma graduação, uma prova para estudantes que já tenham cursado mais de 75% da faculdade e um questionário para alunos e coordenadores do curso.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004. Além do Enade, os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o tripé avaliativo do SINAES; os resultados destes instrumentos avaliativos, reunidos, permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.