Pibex 2019: Unifesspa disponibiliza tutorial para inscrição e editais em Libras

• Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 10h59

As submissões de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (2019) por professores e técnicos-administrativos com nível superior seguem até 11 de outubro. Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Proex/Unifesspa) preparou um tutorial, produziu os editais em libras e dá outras orientações aos interessados.

De acordo com a chefe da Divisão de Programas e Projetos da Diretoria de Ação intercultural da Proex, Ivonilce Brelaz, os proponentes devem ficar atentos ao preenchimento no Módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). É muito importante que o proponente atente para informar um endereço eletrônico que seja utilizado com frequência, bem como o registro de número de celular com respectivo DDD, pois isso facilita os contatos, no caso de urgência.

No campo “Local de Realização”, é preciso preencher “Estado”, “Município” e clicar no botão “Adicionar local de realização” para preenchimento desse campo, podendo ser incluído mais de um espaço de realização.

No campo “Formas de Financiamento do Projeto”, devem marcar a opção “Financiado pela Unifesspa”, marcar a opção “Financiamento Proex” e, em seguida, obrigatoriamente escolher o edital em que está concorrendo: se "Executor financeiro” se houver; no campo “Unidade(s) Co-Executoras”, só preencher se houver.

Na página seguinte, de Dados do projeto, todos os campos devem ser preenchidos: Resumo do Projeto, Introdução, Justificativa para execução do projeto, Metodologia de desenvolvimento do projeto, Objetivos Gerais e Específicos, Meta, Avaliação, Referências.

Na página “Membros da equipe da ação”, é preciso que em cada aba de docente, técnico administrativo, discente e participante externo seja inserido pelo menos o coordenador e mais dois integrantes. Vale lembrar que há pontuação para quem envolver participantes da comunidade em geral. Em cada uma das abas, deve ser preenchida as informações sobre o membro e, em seguida, clicar em “adicionar membro”. Em caso de aprovação da proposta, outros integrantes poderão ser acrescentados posteriormente.

No campo “Equipe Executora”, é preciso cadastrar os objetivos do projeto e atividades e membros relacionados a ele. Ao final de cada atividade, é preciso clicar em “adicionar membro” e “adicionar atividade”, que ficarão listadas na página. Por fim, deve clicar em “voltar”. Todos os membros cadastrados na página “Membros da equipe da ação” devem ser relacionados a uma atividade, de forma obrigatória. O início e encerramento de execução das atividades devem seguir o cronograma apresentado nos editais.

Os campos “Orçamento detalhado” e “Orçamento consolidado” não precisam ser preenchidos já que editais não estão fornecendo recurso financeiro. Basta clicar em “Avançar”.

Na página “Anexar arquivos”, devem ser enviados apenas arquivos em *doc, *pdf, *excel a aprovação ad referendum pelo (a) diretor (a) da unidade acadêmica ou aprovação da congregação, ou o arquivo completo da Proposta da Ação de Extensão caso tenha sido elaborada também em outro formato (Word, Excel, PDF e outros). Ainda é o espaço para anexar outros documentos que julgar necessário para aprovação e/ou execução da Ação de Extensão que está sendo cadastrada. Todos os arquivos submetidos devem ser identificados, anexar o arquivo e Avançar. É um passo de preenchimento opcional.

Na página “Anexar fotos”, devem ser enviados os arquivos nos formatos *jpeg *png, que sejam foto ou qualquer outra imagem que julgar importante para aprovação e/ou execução da Ação de Extensão que está sendo cadastrada. Todos os arquivos submetidos devem ser descritos, anexar o arquivo e avançar. É um passo de preenchimento opcional.

O último passo é “Resumo da ação”, em que o proponente terá acesso a todas as informações. Pode-se “Gravar (Rascunho)” para prosseguir posteriormente ou então “Submeter à Aprovação” e, assim, será enviado para o diretor do Instituto aprovar e ficará com o status “Aguardando Aprovação dos Departamentos”.

Confira os editais do Pibex em Libras:
Projetos e Programas