Sociedade se mobiliza em defesa da Unifesspa; grande ato público será realizado nesta quinta-feira

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 11h45
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 11h57

Destaque Dia DA Comunidade Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com apoio de diversos segmentos da sociedade vai realizar uma um dia inteiro de atividades no intuito de dar continuidade às ações em defesa da educação, em especial, em apoio à Unifesspa. Para isso, nesta quinta-feira (12), haverá um ato público nas três unidades do campus de Marabá.

O dia 12 de setembro será marcado por uma grande mobilização de apoio das comunidades acadêmica e externa contra o esgotamento dos recursos liberados este ano para manter a Unifesspa funcionando, com a reconhecida qualidade. O reitor Maurílio Monteiro disse que a mobilização busca também defender os recursos necessários ao funcionamento da universidade no ano que vem.

Com o intuito de mostrar que a universidade está viva e que segue firme por uma educação pública de qualidade, o momento será uma demonstração de apoio da comunidade, a partir da arte e das expressões culturais que historicamente mobilizam a sociedade. Diversos artistas contribuirão nesse momento com apresentações de músicas, poesias, intervenções teatrais, artes plásticas e outras expressões culturais.

Atualmente, a Unifesspa está sofrendo um contingenciamento de cerca de 40% no orçamento, além de não ter garantia de liberação de todos os recursos de custeio e de capital, para que ela possa honrar o pagamento de serviços básicos como limpeza, energia e segurança, a partir de outubro. O evento contará com diversas manifestações artísticas e culturais. A classe artística local foi mobilizada para estar nesse dia "D" em defesa da Unifesspa. Os alunos e docentes do curso de Artes Visuais vão pintar alguns painéis de (5mx3m) no 2º andar do Bloco Central, retratando o ato do dia 12.

Abraço coletivo

A comunidade acadêmica também se mobilizou e promoveu um abraço coletivo e simbólico à Unifesspa na tarde do dia 05 de junho - data em que a universidade completou 6 anos de criação. A ação procurou levar todos à reflexão sobre as conquistas alcançadas até aqui e a reafirmação do compromisso da Unifesspa com a região em fazer muito mais. Alunos, docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, representantes de movimentos sociais, autoridades municipais, além da sociedade em geral  realizaram o abraço coletivo - que simbolizou o apoio de todos à universidade e a educação pública no país.

Confira a programação:

Ato Público em defesa da Universidade com manifestações culturais e artísticas

Saguão do IESB  - Bloco Central da Unidade III, 2º andar: Às 9h;

Tapiri da Unidade II: Às 15h;

Tapiri da Unidade I: Às 19h.

Presenças confirmadas: Coral Unifesspa, Aedo XXI, Meury e Zakai, Yanne Lilásia, Estêvão Ribeiro, Jorginho Ropha, Lanara Moreira, Banda Raiorama, Rodrigues Silva, Bertim di Carmelita.

Será um dia inteiro de mobilizações com ações simultâneas em outras cidades onde a Unifesspa também está presente. No Campus Universitário de São Félix do Xingu haverá uma demonstração de apoio da comunidade através de um abraço coletivo, realizado também nesta quinta-feira (12), às 11h30 da manhã. Haverá ainda uma exposição de vídeos e curta-metragem, na Sala 3 do IEX, às 15h. E finalizará com um Ato Público em defesa da Unifesspa, na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, às 19 horas.

Serviço:

Ato público "Dia D" em defesa da Unifesspa

Data: 12 de setembro

Hora: Às 9h, 15h e às 19h, na Unidade III, II e I respectivamente.