Unifesspa lança editais com 55 bolsas de extensão para Pibex 2019

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h54
  • Acessos: 1968

ExtensãoEstão abertas até o dia 11 de outubro de 2019 as inscrições para programas ou projetos de extensão no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Docentes e técnicos-administrativos com nível superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) podem submeter propostas exclusivamente pelo Módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Unifesspa.

Serão ofertadas aos estudantes 55 bolsas de extensão, de acordo com os editais que regem a seleção de Programas de Extensão (Edital n° 16/2019) – e Projetos de Extensão (Edital n° 17/2019), sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex/Unifesspa).

A seleção

Programa de Extensão é definido como “conjunto articulado de projetos e ações diversificadas com prazo médio (12 meses) ou longo (23 meses), cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, e sejam integradas às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas pela instituição, nos termos de seus projetos político-pedagógico e de desenvolvimento institucional”. E consideram-se Projetos de Extensão as “ações pontuais ou processuais, com prazo determinado, sendo de 6 meses (curto) ou 11 meses (médio) e objetivo específico, visando resultados de interesses coletivos entre setores da sociedade comunidade acadêmica”.

Submissão

Podem ser coordenadores de programas ou projetos os professores, técnicos-administrativos de nível superior e os servidores de nível D com graduação. No entanto, este critério é apenas para quem coordena a ação. “Na equipe é importante que participem tanto a comunidade acadêmica como pessoas de outros setores da sociedade, reforçando o caráter extensionista do Pibex e da Unifesspa”, disse o professor Evaldo Gomes Júnior, Diretor de Ação Intercultural da Proex.Extensão 2

As propostas devem ser estar relacionadas com uma das oito áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão (Forproex): comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia e produção. Deve-se também atender às seguintes diretrizes da Unifesspa: articulação entre ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade, impacto na formação inicial e continuada, geração de produtos ou processos que viabilizem a produção e difusão de novos conhecimentos e novas tecnologias, a relação com outras unidades acadêmicas e/ou instituições, dentre outros critérios apresentados na tabela de pontuação para avaliação, presente nos editais. Esta tabela é utilizada na avaliação das propostas realizadas por avaliadores ad hoc externos à Unifesspa com experiência extensionista nas áreas temáticas apontadas.

Após a seleção das propostas, serão feitas as seleções de bolsistas para as ações, sob orientação da Proex, já que os recursos são originários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), Decreto n° 7.234/2012, que destina seus recursos, prioritariamente, aos estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, dentre outros requisitos.

Mudanças na edição de 2019

A servidora Ivonilce Brelaz, Chefe da Divisão de Programas e Projetos da Proex aponta as mudanças apresentadas na seleção Pibex 2019. “Há duas mudanças substanciais no Pibex: uma, é a separação das modalidades em dois editais; e a segunda, infelizmente, é o número reduzido de ofertas de bolsas por conta da situação orçamentária da Unifesspa”, destacou a servidora.

IMG 6793Além disso, o professor Evaldo Gomes Júnior ressalta que mais uma vez a Unifesspa não poderá disponibilizar recursos para custeio, também com base na situação orçamentária. “Tentamos fazer uma resistência em relação aos cortes, que são uma forma de perda de autonomia da universidade. O fato de já termos cortes desde o início do ano faz com que não disponibilizemos recurso de custeio, que seria importante à execução das atividades que, em sua maioria, são fora dos espaços da universidade”, apontou o professor.

A expectativa é que o número de propostas para o Pibex 2019 aumente em relação aos anos anteriores. “Ano passado, tivemos um salto quantitativo e qualitativo de submissões, inclusive tivemos que ampliar o número de projetos aprovados com bolsa de 40 para 63, e certamente, com a inserção maior no âmbito da sociedade do Sul e Sudeste do Pará, teremos mais projetos, principalmente nas unidades fora de sede” conclui o diretor.

Por meio do Pibex, a Unifesspa fomenta a prática extensionista de seus docentes e técnicos administrativos das unidades acadêmicas ou administrativas, com potencial de implementar e propor, de forma qualitativa, experiências acadêmicas na relação universidade-sociedade, com ênfase na transformação social e territorial, fundamentadas no Plano Nacional de Extensão (Fórum de Pró-Reitores de Extensão – ForProex) e na Resolução n° 07, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC), visando o fortalecimento e ampliação das atividades de extensão da Unifesspa.

Serviço:

Seleção pública para concessão de bolsas de extensão pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)

Período: 9 de setembro a 11 de outubro de 2019

Inscrição online: Módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Unifesspa

Normas e outras orientações para submissão:

Programas de Extensão: Edital n° 16/2019 Proex

Projetos de Extensão: Edital n° 17/2019 Proex