Recredenciamento: Alunos participam de reunião sobre Avaliação Institucional

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h02
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h40

Reunião Alunos 2A Comissão de Acompanhamento da Avaliação Institucional deu início as reuniões com a comunidade acadêmica para explicar como será o processo de Avaliação Institucional que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai passar, pela primeira vez, entre os dias 16 a 19 de setembro. A primeira reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (05) no Auditório da Unidade I, em três horários diferentes (às 9h; 15h; e 19h).

O objetivo das reuniões é esclarecer sobre o processo de avaliação Institucional e qual a importância dessa avaliação para a continuidade da universidade e o futuro da comunidade acadêmica.

Essas reuniões vão ser realizadas até o dia 12 de setembro com os diversos setores da universidade, e, além das reuniões agendadas, a comissão de acompanhamento da avaliação está à disposição para conversar com qualquer grupo ou pessoas interessadas.

Os alunos estão sendo informados sobre o processo avaliativo, suas fases, as consequências das notas obtidas na avaliação e que aspectos serão verificados pelos avaliadores externos junto aos estudantes.

Segundo o presidente da Comissão Édson dos Anjos, alguns estudantes têm manifestado o interesse em juntar grupos de mobilização para informar os demais que não estão presentes na reunião devido a importância da avaliação na vida acadêmica. Eles têm compreendido muito bem a importância desse momento e tem demonstrado o compromisso com a Unifesspa de mostrar o que de bom a Instituição tem feito e quanto crescemos em ensino, pesquisa e extensão durante esses 6 anos de existência.

Para Édson, "fica muito claro nas conversas com estudantes a compreensão de todos a respeito desse momento político que vivemos e como é importante mostrarmos tudo de bom que temos feito na Unifesspa", pontuou.

"A participação dos alunos é muito importante nesse momento, tendo em vista que somos o tecido dessa universidade, somos a razão de ter toda essa mobilização para que a gente possa ter um ensino público e de qualidade. Essas chamadas são oportunidades de poder dar a nossa opinião, e, isso a gente não pode deixar passar de jeito nenhum", disse o aluno Adriel Vital, do curso de Direito.

Para Rafaele Lima, é muito salutar a chamada de todos os alunos de todos os campi e unidades para a compreender esse momento que a Unifesspa atravessa, de passar por avaliação de recredenciamento. "Estamos antenados e mobilizando outros também para que estejamos todos engajados nessa avaliação. Estamos cientes da importância disso para a continuidade e sucesso de nossas atividades acadêmicas", ressaltou a aluna do curso de Direito.Reunião Alunos 1

Já para o aluno Jonatha Araújo, do curso de Direito, "a torcida é para que a Unifesspa possa abranger o maior número possível de alunos nesse processo de esclarecimento sobre esse momento tão importante dentro da nossa instituição. Fazer parte dessas reuniões, entender esse processo e replicar as informações para outros que por ventura não vieram é tarefa dos alunos. Nós desejamos que a Unifesspa alcance a melhor nota e que a gente possa continuar com nossas atividades normalmente sem correr o risco de prejuízos futuros quanto ao funcionamento da universidade", disse.

Confira o calendário das demais reuniões:

06/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade II (às 9h; 15h; e 19h);

10/09 – Reunião com os estudantes – Auditório da Unidade III (às 9h; 15h; e 19h);

11/09 – Reunião com técnicos (às 9h) e docentes (às 15h) - Auditório da Unidade I;

13/09 - Reunião com indígenas e quilombolas - Auditório da Unidade I (às 9h).