III SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E II SEMINÀRIO DO PIBID DIVERSIDADE

• Publicado: Terça, 26 de Mai de 2015, 02h02
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

SOBRE A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

As inscrições dos trabalhos científicos serão feitas online através do email: iiiencontrobservatorio@gmail.com no período de 25.04.2015 a 10.06.2015; Os trabalhos deverão levar em consideração as temáticas do Seminário; Os resumos deverão ser enviados até o dia 10.06.2015 até às 18h00; As normas para apresentação de trabalhos serão encaminhadas via email mediante solicitação de inscrição; Será enviado um e-mail acusando o recebimento do resumo, automaticamente após o seu recebimento; Dia 20.06.2015, após a revisão dos resumos, a Comissão Científica, informará ao responsável pelo envio do mesmo sobre aceitação ou não do trabalho enviado.

Instituto de Ciências Humanas Faculdade de Educação do Campo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia

- SUB PROJETO MARABÁ 02 e 03 de julho/2015

APRESENTAÇÃO

O Seminário proposto é uma ação do GT de Formação de Educadores do Campo do Fórum Regional de Educação do Campo, o qual integra na UNIFESSPA os seguintes Projetos: Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Prá- ticas contra hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (OBEDU/ UNb/UFPA/UNIFESSPA/ UFS) e o Sub Projeto PIBID Diversidade – Marabá./UFPA. O evento integra a participação de egressos dos cursos superiores da Educação do campo (Pronera) e de educandos e educandas em fase de conclusão do curso de Especialização em Currículo e Educação do Campo com o intuito de ampliar o debate e a reflexão sobre a educação básica nas comunidades do campo sobre os desafios e potencialidades para o projeto de educação básica do campo na região.

METODOLOGIA Para o alcance dos objetivos propostos, o seminá- rio se desenvolverá a partir de palestras proferidas por pesquisadores de universidades brasileiras que atuam na área de Educação do Campo e comunicações orais que se distribuirão nas seguintes temáticas:

I - Processos formativos de egressos dos cursos de Educação do Campo na UNIFESSPA (PRONERA);

II - Saberes e práticas na escola básica do campo

III - Formação docente e Educação do Campo

IV - Escola, trabalho e movimentos sociais do campo.

Geral:

- Contribuir para o debate e a reflexão sobre a educação básica em escolas do campo, focalizando as potencialidades e os desafios das ações da Educação do Campo em curso na UNIFESSPA, no que concerne à repercussão das práticas educativas nas escolas do campo.

Específicos:

- Propiciar espaços de debates sobre a educação superior do campo no Brasil e na região, especialmente a Licenciatura em Educação do Campo; superior do campo; - Oportunizar a educandos, educandas, educadores e educadoras da escola básica do campo a socialização de experiências e a integração de saberes que repercutam na formação dos sujeitos.

- Socializar e integrar experiências de ensino e pesquisa vivenciadas por bolsistas da graduação do curso LPEC do PIBID Diversidade, do Observatório e da especialização em Currículo e Educação do Campo, egressos dos cursos de educa- ção superior do campo e educadores/as do campo.

02/07/2015 - Quinta Feira

08h00– Credenciamento

08h30: ABERTURA

09h00: PALESTRAS DE ABERTURA