Dinter em Engenharia Elétrica tem primeira defesa na Unifesspa

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 13h43
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h46

Defesa Dinter MatO professor Jorge Everaldo de Oliveira, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICE/Unifesspa), foi o primeiro a defender a tese de doutorado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

O PPGEE é uma programa de Doutorado Interinstitucional, uma parceria importante entre a Unifesspa, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), coordenado pelo Prof. Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa.

O professor Jorge Everaldo realizou defesa de sua tese intitulada: "Estruturas Photonic Band Gap em antenas de microfita com aplicações em micro-ondas e Terahertz" na manhã do último dia (16), no Auditório do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE/Unifesspa). Ontem (19), ele foi recebido pelo reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, que conheceu detalhes do trabalho concluído e pode parabenizar pessoalmente o docente pela nova titulação.

O professor Jorge Everaldo possui licenciatura plena em Física e leciona na Unifesspa desde 2010. Tem formação em Engenharia elétrica, é mestre em Física e agora conquistou o título de doutor em Engenharia de Telecomunicações.

Todo o seu trabalho (simulação computacional) foi feito utilizando o simulador HFSS - de alta frequência. Segundo ele, as antenas de microfita são uma das maiores inovações no que diz respeito a teoria e ao desenvolvimento de antenas nos últimos anos. Aplicações de antenas de microfita, são encontradas, em larga escala, nos sistemas modernos de micro-ondas utilizados na atualidade. A evolução dos sistemas de micro-ondas e seus circuitos integrados juntamente com necessidade do mercado em desenvolver e utilizar antenas de baixo custo de fabricação, deu origem ao surgimento das antenas de microfita. Essas antenas possuem pequenas dimensões e são utilizadas em aplicações de altas frequências.Prof Eng Eletrica 4735

Elas também podem ser utilizadas em aeronaves de alta performance, espaçonaves, satélites e mísseis, onde tamanho, peso, fácil instalação e perfil aerodinâmico são requeridos, demonstrando o seu grande poder de integração com modernas tecnologias sendo, por esse motivo, alvo de inúmeros estudos e contínuas implementações, em tecnologias atuais e futuras.

O professor destacou que vai trabalhar em projetos com os alunos da Unifesspa, despertando-os para essa área tão importante em nossos dias, contribuindo para o desenvolvimento da região sul e sudeste do Pará. "Era um sonho que foi interrompido em 1999 por questões pessoais, mas quando apareceu esta oportunidade de fazer o doutorado interinstitucional eu não pensei duas vezes, agarrei essa chance com unhas e dentes. Quero agradecer imensamente ao coordenador do curso - Prof. João Crisóstomo Weyl, ao meu orientador - Prof. Dr. Marcos Benedito Caldas Costa, à Unifesspa que me proporcionou essa oportunidade, a minha família, aos colegas de curso Fábio Barros de Sousa e Fiterlinge Martins de Sousa - doutorandos de Engenharia de Telecomunicações e a Deus que me iluminou em toda a minha trajetória. Sou muito grato e estou muito feliz", disse.