Junte-se: cursos gratuitos de extensão da Unifesspa iniciaram nesta segunda-feira

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h21
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 14h34

Junte se 1Quase 300 pessoas foram selecionadas ao programa de extensão Junte-se. A ação é uma iniciativa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que ofertou, para este semestre, 27 cursos gratuitos à comunidade externa com o objetivo de contribuir para inclusão, troca e construção de saberes a partir da integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa em suas ações de ensino e extensão.

Das 452 inscrições recebidas, mais 160 foram somente ao curso de Libras. “Eu não esperava essa quantidade de inscrições nesse momento, por ser um programa novo e por ser uma em meio a tantas disciplinas ofertadas. Para além, esse número expressa a demanda necessária e urgente da população de Marabá pela língua do surdo”, disse o professor da disciplina Walber Costa.

Mylena Correa de Lima já conclui o ensino médio e se inscreveu no Junte-se para conhecer mais da área de Geografia. “Escolhi a disciplina Geografia Agrária porque quero saber mais tanto da área como ver como é a Geografia como profissão. Eu tenho interesse de prestar vestibular para esse curso”, disse a estudante que já iniciou a disciplina hoje pela manhã.

O professor de Mylena Lima é Rogério Rego Miranda, professor doutor do curso de Geografia da Unifesspa. “O Junte-se é a oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da comunidade externa. Hoje, já temos diversas iniciativas extensionistas. Eu, por exemplo, trabalho muito com assentamentos, e essa disciplina contribui com essa ação dentro do ensino. Aqui vamos ver, por exemplo, a questão agrária e a relação com a geografia”, disse o professor.Junte se 2

O professor Diego Macedo, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da Unifesspa, destacou como um dos pontos positivos do Junte-se a interação entre a comunidade externa e estudantes e professores. “Além da certificação dos participantes, o Junte-se traz os outros setores da sociedade para dentro da Unifesspa. Os selecionados têm perfis diferentes, como professores ou servidores nos diversos setores públicos municipais de Marabá e de cidades vizinhas. São pessoas que trarão desafios aos nossos docentes, mas aprimoramento também; assim, como a troca de experiência entre a comunidade externa e nossos estudantes. O quantitativo de inscritos para o tempo de divulgação e inscrição foi surpreendente e esperamos que seja ainda maior quando abrirmos novas oportunidades nos próximos semestres”, concluiu o pró-reitor.

Confira aqui a lista de selecionados e os dias, horário e local para cada curso e outras orientações e esclarecimentos sobre o Junte-se no site http://www.proex.unifesspa.edu.br/