Estudantes da Unifesspa constroem aeronave para competição nacional de aerodesign

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h41
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 19h18

DSC 0022Estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) projetaram e estão construindo um modelo de aeronave, controlada via rádio, para participar da 21ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que ocorre em outubro, em São José dos Campos (SP).

Realizada anualmente, a competição envolve estudantes e pesquisadores de todo o país, e premia os melhores projetos da área de aerodesign. Mais que isso, promove intercâmbio de tecnologias, conhecimentos e técnicas da engenharia aeronáutica, assim como estimula o desenvolvimento de soluções para o ramo.

Para isso, os estudantes têm que usar seus conhecimentos e criatividade para projetar, documentar, construir e fazer voar um aeromodelo que consiga transportar o máximo de peso possível. O avião radiocontrolado deve alçar voo, fazer manobras e aterrissar, utilizando um motor padrão não alterado.

Késsio Silva e Caio Reis, compõem a equipe de nove acadêmicos que trabalham diretamente com a construção da aeronave. Eles revelam que, pelos cálculos feitos, a aeronave projetada poderá carregar até cinco quilos, além dos outros três que a estrutura (motor, fuselagem, etc) do dirigível possui.

Construída com madeira balsa, a estrutura total do equipamento custou, aproximadamente, R$ 4 mil. Esse recurso foi arrecadado com parceiros externos do projeto, como a Geoconsult e a Associação Marabaense de Modelismo (AMMO), e serviu também para comprar o motor, o rádio controle, bateria, hélices e outras peças e acessórios utilizados na construção da aeronave.

aerodesign1Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, prof. Dr. José Elisandro de Andrade, o projeto AeroDesign suscita diferentes habilidades nos alunos, fazendo com que eles trabalhem em equipe e utilizem, na prática, o conteúdo das disciplinas estudadas no curso, a fim de criar projetos desse tipo de engenharia.

“Os bons cursos de engenharia do país participam desse tipo de competição. O nosso projeto está bem relacionado com as empresas e o mercado de trabalho. Com isso, estamos preparando, cada vez mais, os estudantes para o ramo da mecânica de engenharia aeronáutica, além de outros”, explica o professor.

Caio Reis ressalta a importância dessa experiência para ele e os demais alunos. “Além de treinarmos a engenharia estudada nas aulas, aprendemos sobre gestão de empresas, gerenciamento de projetos e os desafios do trabalho em equipe. Participar do SAE é um teste para entrar no mercado de trabalho, pois várias empresas estão de olho nos projetos apresentados”, diz.

Como forma multiplicar os conhecimentos e instigar novas pesquisas, a equipe planeja fazer apresentações do projeto à sociedade. “Queremos ir às escolas mostrar, de forma acessível, os fundamentos da aerodinâmica, principalmente para alunos do ensino médio que, daqui a pouco, entrarão na universidade”, afirma o estudante Késsio Silva.

Etapas

DSC 0086A competição do SAE é dividida em etapas. A primeira delas consiste na competição de acesso. Nessa fase, os estudantes irão produzir um vídeo explicando o projeto e vão enviá-lo para a organização do evento.

Caso aprovada, a equipe encaminhará a planta da aeronave e o projeto desenvolvido, como critério classificatório para a prova presencial. “O voo da aeronave ocorre, efetivamente, na segunda etapa que será realizada na sede do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos.

“Estamos finalizando a última etapa do projeto. Já temos os estudos das plantas do projeto, fizemos as simulações e agora estamos trabalhando para concluir a construção da aeronave. Após isso, iremos iniciar os testes de voo”, explica Késsio Silva.

Para realizar a simulação computacional do projeto, os estudantes utilizaram o Laboratório de Análise, Projeto, Simulações e Engenharia (APSE). O laboratório conta com o software Ansys, que utiliza a técnica de dinâmica dos fluidos computacional. A licença para esse software, considerado de ponta, foi adquirida em 2015 pela Unifesspa.

Já para a construção do aeromodelo, foram utilizadas as estruturas do Laboratório de Projetos e Desenvolvimento de Equipamentos e Produtos, localizado no Galpão de Laboratórios da Unifesspa, na Unidade II do campus Marabá.

O projeto

De caráter permanente, o Aerodesing é um projeto de extensão previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de graduação em Engenharia Mecânica, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Unifesspa.

Ano passado, ele foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), submetido pela Profa. Dra. Edilma Pereira Oliveira da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec).

A competição

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

De acordo com o regulamento da competição, os projetos são julgados por vários critérios: preparação dos relatórios, desenhos técnicos, apresentação oral do projeto, peso máximo transportável durante prova de voo e precisão na previsão do peso máximo transportável.

aero2