Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes da Unifesspa constroem aeronave para competição nacional de aerodesign

  • Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h41
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 19h18
  • Acessos: 894

DSC 0022Estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) projetaram e estão construindo um modelo de aeronave, controlada via rádio, para participar da 21ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que ocorre em outubro, em São José dos Campos (SP).

Realizada anualmente, a competição envolve estudantes e pesquisadores de todo o país, e premia os melhores projetos da área de aerodesign. Mais que isso, promove intercâmbio de tecnologias, conhecimentos e técnicas da engenharia aeronáutica, assim como estimula o desenvolvimento de soluções para o ramo.

Para isso, os estudantes têm que usar seus conhecimentos e criatividade para projetar, documentar, construir e fazer voar um aeromodelo que consiga transportar o máximo de peso possível. O avião radiocontrolado deve alçar voo, fazer manobras e aterrissar, utilizando um motor padrão não alterado.

Késsio Silva e Caio Reis, compõem a equipe de nove acadêmicos que trabalham diretamente com a construção da aeronave. Eles revelam que, pelos cálculos feitos, a aeronave projetada poderá carregar até cinco quilos, além dos outros três que a estrutura (motor, fuselagem, etc) do dirigível possui.

Construída com madeira balsa, a estrutura total do equipamento custou, aproximadamente, R$ 4 mil. Esse recurso foi arrecadado com parceiros externos do projeto, como a Geoconsult e a Associação Marabaense de Modelismo (AMMO), e serviu também para comprar o motor, o rádio controle, bateria, hélices e outras peças e acessórios utilizados na construção da aeronave.

aerodesign1Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, prof. Dr. José Elisandro de Andrade, o projeto AeroDesign suscita diferentes habilidades nos alunos, fazendo com que eles trabalhem em equipe e utilizem, na prática, o conteúdo das disciplinas estudadas no curso, a fim de criar projetos desse tipo de engenharia.

“Os bons cursos de engenharia do país participam desse tipo de competição. O nosso projeto está bem relacionado com as empresas e o mercado de trabalho. Com isso, estamos preparando, cada vez mais, os estudantes para o ramo da mecânica de engenharia aeronáutica, além de outros”, explica o professor.

Caio Reis ressalta a importância dessa experiência para ele e os demais alunos. “Além de treinarmos a engenharia estudada nas aulas, aprendemos sobre gestão de empresas, gerenciamento de projetos e os desafios do trabalho em equipe. Participar do SAE é um teste para entrar no mercado de trabalho, pois várias empresas estão de olho nos projetos apresentados”, diz.

Como forma multiplicar os conhecimentos e instigar novas pesquisas, a equipe planeja fazer apresentações do projeto à sociedade. “Queremos ir às escolas mostrar, de forma acessível, os fundamentos da aerodinâmica, principalmente para alunos do ensino médio que, daqui a pouco, entrarão na universidade”, afirma o estudante Késsio Silva.

Etapas

DSC 0086A competição do SAE é dividida em etapas. A primeira delas consiste na competição de acesso. Nessa fase, os estudantes irão produzir um vídeo explicando o projeto e vão enviá-lo para a organização do evento.

Caso aprovada, a equipe encaminhará a planta da aeronave e o projeto desenvolvido, como critério classificatório para a prova presencial. “O voo da aeronave ocorre, efetivamente, na segunda etapa que será realizada na sede do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos.

“Estamos finalizando a última etapa do projeto. Já temos os estudos das plantas do projeto, fizemos as simulações e agora estamos trabalhando para concluir a construção da aeronave. Após isso, iremos iniciar os testes de voo”, explica Késsio Silva.

Para realizar a simulação computacional do projeto, os estudantes utilizaram o Laboratório de Análise, Projeto, Simulações e Engenharia (APSE). O laboratório conta com o software Ansys, que utiliza a técnica de dinâmica dos fluidos computacional. A licença para esse software, considerado de ponta, foi adquirida em 2015 pela Unifesspa.

Já para a construção do aeromodelo, foram utilizadas as estruturas do Laboratório de Projetos e Desenvolvimento de Equipamentos e Produtos, localizado no Galpão de Laboratórios da Unifesspa, na Unidade II do campus Marabá.

O projeto

De caráter permanente, o Aerodesing é um projeto de extensão previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de graduação em Engenharia Mecânica, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Unifesspa.

Ano passado, ele foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), submetido pela Profa. Dra. Edilma Pereira Oliveira da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec).

A competição

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. 

De acordo com o regulamento da competição, os projetos são julgados por vários critérios: preparação dos relatórios, desenhos técnicos, apresentação oral do projeto, peso máximo transportável durante prova de voo e precisão na previsão do peso máximo transportável.

aero2

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página