Unifesspa e 4ª URE discutem fortalecimento do estágio para as licenciaturas

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 10h12
  • Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 09h46

FOTO REITOR 2019 08 12O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, se reuniu, na última quinta-feira (8), com o diretor da 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE-Marabá), Prof. Cristiano Gomes Lopes e o docente de História da Unifesspa, Prof. Dr. Erinaldo Vicente Cavalcanti. O objetivo foi reforçar a parceria e estreitar os laços entre universidade e rede básica de ensino, com vistas ao fortalecimento da Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério.

Há dois anos, a Unifesspa criou o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor), com participação da comunidade acadêmica e de integrantes da rede básica de ensino, para discutir estratégias de fortalecimento das licenciaturas e o avanço da qualidade do ensino na região.

Durante o encontro, foi definida a recomposição dos membros que representam a rede básica no Comfor. O professor Cristiano Gomes Lopes passa a integrar o Comitê, substituindo a professora Alcinara Bernardino de Souza Jadão.

Entre os principais temas em discussão no Comfor está o estágio curricular supervisionado. A Unifesspa e a 4ª URE poderão, a partir de agora, traçar novas estratégias voltadas ao estágio supervisionado colaborando com a experiência de iniciação à docência, favorecendo a formação acadêmica e pedagógica dos futuros profissionais do magistério da educação básica.

Mais de 30 professores integram o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básca, sob a coordenação geral do reitor da Unifesspa. Entre os membros estão representantes de todas as Licenciaturas da Unifesspa, das Pró-Reitorias, do Programa de Formação de Professores (Parfor), de Programas de Mestrado da Unifesspa, coordenadores de projetos e da Rede Básica de Ensino.